Rajadas de vento atingiram quase 90 km/h em Taubaté; ventania causou estragos no Vale


Medição em Taubaté foi registrada por estação do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Árvore cai em cima de carro na região central de Taubaté, SP
Juliana Sever/TV Vanguarda
Taubaté registrou rajadas de vento que atingiram 89 quilômetros por hora, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
A medição oficial foi realizada por uma estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e aconteceu entre 17h e 18h.
Apesar do registro em Taubaté, que já considerado vento de alta intensidade, o Cemaden acredita que outras cidades possam ter registrado rajadas de vento ainda mais intensas, o que provocou diversos estragos.
Para se ter ideia, um vento considerado normal é de até 19 km/h. Quando passa de 50 km/h já é considerado forte, o que dificulta até a caminhada e causa problemas.
Tempestade com ventania e granizo atinge São José dos Campos
Veja abaixo os principais estragos causados pelo temporal nas cidades de Taubaté, Pindamonhangaba, Caçapava e São José dos Campos:
Pindamonhangaba
O temporal com ventos fortes que atingiu a região no fim da tarde desta quarta-feira (27) derrubou e destruiu o portal de Pindamonhangaba, que fica na principal entrada da cidade.
Vento forte derruba e destrói portal de Pindamonhangaba; veja antes e depois.
Divulgação-Prefeitura/Liliane Carvalho
O local, que fica na Avenida Nossa Senhora do Bom Sucesso (acesso da Dutra), ficou totalmente bloqueado até a madrugada desta quinta-feira (18), quando funcionários da prefeitura retiraram a estrutura e liberaram o trecho.
Na cidade, os ventos atingiram entre 60 e 100km/h, segundo a Defesa Civil. Além do portal, houve registro de diversas quedas de árvore. Apesar disso, ninguém ficou ferido.
Ventania derruba e destrói portal de Pindamonhangaba durante tempestade; veja antes e depois
Divulgação/Prefeitura de Pindamonhangaba
Taubaté
Em Taubaté, que teve registro oficial de ventos de 89 km/h, também houve a queda de árvores – segundo a Defesa Civil, foram mais de 30.
Uma delas aconteceu na Rua XV de Novembro, na região central, onde uma árvore de grande porte atingiu um carro. Ninguém ficou ferido, mas o trânsito ficou complicado no local.
Ainda segundo a Defesa Civil, três famílias ficaram desalojadas, totalizando no mínimo 12 pessoas, todas no bairro Cidade Jardim.
Árvore cai em cima de carro na região central de Taubaté, SP
Juliana Sever/TV Vanguarda
São José dos Campos
Em São José dos Campos, a Defesa Civil atendeu ao menos 36 ocorrências causadas pela ventania e as fortes chuvas que atingiram a cidade.
Dentre os casos atendidos pela corporação estão quedas de árvores, destelhamento de casas e cortes no serviço de distribuição de energia elétrica. Os ventos variaram entre 40 e 50 quilômetros por hora.
Árvore cai, atinge rede elétrica e fachada de casa no Alto da Ponte em São José dos Campos
Daniela Lopes/ TV Vanguarda
As regiões leste e norte foram as mais afetadas. Ninguém ficou ferido, mas uma pessoa que teve a casa destelhada e interditada, precisou ser encaminhada para um abrigo.
Caçapava
O telhado de um posto de combustível desabou com a força do vento em Caçapava. O caso aconteceu na avenida José Francisco Alvarenga, por volta das 17h.
Telhado de posto desaba em Caçapava, SP
Flávio Moki/Vanguarda Repórter
Não houve vítimas. Segundo uma testemunha que trabalha próximo ao local, no momento da queda haviam alguns carros abastecendo, porém, nenhum deles foi atingido pelo telhado.
Além disso, houve registro de 15 quedas de árvores e cerca de 18 casas que tiveram danos (pequenos) causados pela chuva de granizo. A maioria delas fica no bairro Santa Luzia.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.