Terreno na Zona Oeste é particular e passa por um processo de elaboração de um novo zoneamento. Terreno das Vaquinhas: Ampliamento da Via Oeste e extensão da Av. Cassiano Ricardo, são contrapartidas para execução do projeto
Divulgação
Conhecida como Terreno das Vaquinhas, uma área de aproximadamente 500 mil metros quadrados na Zona Oeste de São José dos Campos deve receber nos próximos anos um novo bairro.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
O projeto ainda está em processo de aprovação, mas detalhes do empreendimento e a discussão sobre o futuro do terreno que já foi cobiçado até pelo grupo World Trade Center (WTC) tem despertado a curiosidade dos moradores.
▶️ Por que Terreno das Vaquinhas? O local ficou conhecido assim por ser uma grande área aberta somente com grama e gados durante muitos anos. Em 2022, o loteamento recebeu um projeto que visava dar à cidade um novo cartão-postal, quando milhares de girassóis foram plantados no local.
Terreno das Vaquinhas com girassóis
Divulgação
Confira abaixo o que se sabe sobre o futuro da área:
Planta do bairro
O novo bairro está em fase de aprovação pelas autoridades e já tem até uma planta pré-aprovada pela Prefeitura de São José dos Campos.
Planta pré aprovada pela prefeitura de São José dos Campos
Divulgação
Antes de receber o ‘ok’ definitivo da administração municipal, o projeto passa por análise do Grupo de Análise e Aprovação de Projetos Habitacionais, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Governo do Estado.
Após a conclusão na esfera estadual, a discussão volta à prefeitura para aprovações como paisagismo, sinalização viária, drenagem, entre outros.
Cassiano Ricardo deve ganhar nova faixa de rolamento
Reprodução / Google Street View
Contrapartida
Embora ainda não tenha aprovação definitiva da prefeitura, algumas obras de contrapartidas em mobilidade urbana já estão definidas.
Para o projeto sair do papel, o loteador deverá realizar a ampliação da Via Oeste, que será duplicada entre a Arena de Esportes até a Avenida Major Miguel Naked, e da Cassiano Ricardo, que devem ganhar uma faixa a mais de rolamento.
Além disso, três vias cortarão o terreno conectando a Cassiano Ricardo e a Via Oeste. Serão vias largas, com 25, 29 e 34 metros de largura.
Parque de Uberlândia (MG) desenvolvido pela Idealiza Cidades
Divulgação
Praça enorme e conceito inovador
O terreno pertence à CTH Empreendimentos e o projeto é desenvolvido pela empresa Idealiza Cidades, escritório de arquitetura e urbanismo com empreendimento na mesma linha em Pelotas e Uberlândia, por exemplo.
Veja abaixo um vídeo divulgado pela empresa sobre o projeto desenvolvido em Uberlândia:
VIDEO mostra planta de parque em Uberlândia (MG) planejado pela Idealiza Cidades
Ao g1, o co-fundador da Idealiza, Fabiano de Marco, informou que o espaço deve ganhar edifícios, lago e uma praça duas vezes maior do que a praça do Aquarius, se tornando uma das maiores de São José dos Campos.
“Nós contratamos um escritório americano para fazer o projeto de paisagismo dessa praça, a SWA Group. É um escritório com projetos faraônicos”, disse.
Parque de Uberlândia (MG) desenvolvido pela Idealiza Cidades
Divulgação
A ideia é que o bairro planejado facilite a mobilidade, incentive que os moradores façam as atividades a pé, seja um momento de lazer, compras e também o trabalho.
Por isso, o Terreno das Vaquinhas deve concentrar casas e apartamentos para moradias, escritórios, comércios, serviços, além de restaurantes.
Além disso, o bairro espera receber algumas câmeras do CSI (Centro de Segurança e Inteligência) de São José dos Campos . “Existe o desejo da nossa parte de expandir o trabalho do CSI para dentro do bairro, claro que nós financiaríamos essa expansão nas áreas que fossem cobrir o empreendimento planejado”, afirmou.
O CSI é um sistema de monitoramento inteligente que funciona 24 horas por dia, captando imagens de toda a cidade.
Previsões
O Secretário de Urbanismo e Sustentabilidade, Marcelo Manara, afirma que expectativa da prefeitura é que até o fim desse último trimestre as aprovações já tenham sido feitas e que em janeiro de 2024 comecem as obras de parcelamento do terreno.
Fabiano contou que estão alinhados com o pensamento do secretário e espera que as obras possam começar o mais rápido possível.
“A obra deverá ser feita em até oito anos, faseada em até três etapas. Nós estamos fazendo os melhores esforços da nossa parte para tão logo que obtivermos as aprovações no dia seguinte começar as obras. O que me cabe de maneira séria afirmar é que saindo as licenças, a empresa está determinada a implantar o empreendimento e empreender na cidade”, afirmou.
*Colaborou sob supervisão de Carlos Santos
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Conceito inovador, contrapartidas e planta aprovada: o que se sabe sobre o novo bairro no Terreno das Vaquinhas em São José
Adicionar aos favoritos o Link permanente.