Jornada dos Peregrinos: equipe de reportagem da Rede Vanguarda caminha 318 Km até Santuário Nacional de Aparecida


Caminhada teve início neste domingo (1°) e objetivo é chegar ao Santuário Nacional para celebrar o Dia da Padroeira, em 12 de outubro. Jornada dos Peregrinos: equipe de reportagem da Rede Vanguarda caminha 318 Km até Santuário Nacional de Aparecida
TV Vanguarda/Reprodução
Em demonstrações de fé e gratidão, milhares de romeiros peregrinam todos os anos por longos dias em direção ao Santuário Nacional de Aparecida, no interior de São Paulo. São devotos da Padroeira, que levam consigo preces e agradecimentos por graças alcançadas.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
São várias rotas de peregrinação. A primeira delas, o Caminho da Fé, completa 20 anos em 2023. E a partir desta rota é que uma equipe de reportagem da Rede Vanguarda irá realizar até o 12 de outubro.
A caminhada teve início neste domingo (1°). Por 12 dias a equipe de reportagem formada por José Eymard, Petterson Grecco e Rauston Naves estará na estrada, com um único objetivo: chegar ao Santuário Nacional para celebrar o Dia da Padroeira.
Equipe de reportagem da Rede Vanguarda caminha 318 Km até Santuário Nacional de Aparecida
TV Vanguarda/Reprodução
Essa jornada pode ser acompanhada diariamente no Bom Dia Vanguarda, Link Vanguarda e também na Festa da Padroeira, no g1. Veja como foi o primeiro dia da peregrinação:
Jornada dos Peregrinos: Equipe da Vanguarda mostra caminhada de 318km até Aparecida
Qual rota será usada?
O Santuário Nacional de Aparecida reconhece sete caminhos como boas opções pra quem busca fazer uma romaria até a Basílica – seja a pé ou de bicicleta. Todos são inciativas independentes.
São eles: Caminho de Aparecida, Caminho de Nossa Senhora, Caminho da Estrada Real, Rota da Luz, Caminho da Padroeira, Caminho da Graça e, o mais popular e tradicional: o Caminho da Fé.
Caminho da Fé: de Águas da Prata até Aparecida
TV Vanguarda/Reprodução
Atualmente, é possível fazer o trajeto saindo de 19 lugares diferentes. Mas o ponto de partida, onde o caminho foi pensado, fica em Águas da Prata, cidade com pouco mais de 7,3 mil habitantes, no interior de São Paulo.
De lá até Aparecida são 318 quilômetros, por estradas de terra, que passam por cidades do interior de São Paulo e do sul de Minas Gerais.
Quem criou o Caminho da Fé?
Quem deu vida a essa rota foi o Almiro, há 20 anos.
“A ideia nasceu de uma caminhada que eu fiz em Santiago de Compostela, na Espanha, eu e meu irmão. E lá eu imaginei ‘porque não na Prata, no Brasil? É uma região muito linda, muito linda. Eram 13 prefeituras na época, e das 13 prefeituras, os 13, 12 prefeitos estiveram presentes na primeira reunião que nós fizemos, tal interesse que provocou esse projeto nas prefeituras”.
Almiro foi quem criou o Caminho da Fé
TV Vanguarda/Reprodução
Só pra gente ter uma ideia, desde que foi criado, em 2003, pelo menos 100 mil pessoas já passaram pelo Caminho da Fé.
“É uma imensa satisfação que a gente tem. Nós todos que trabalhamos no Caminho da Fé, sabemos que estamos fazendo algo bom, dando para o peregrino que faz essas viagens, fazendo essas peregrinações, ele não precisa de psiquiatra, de psicanalista, ele não precisa nada disso. O Caminho soluciona”.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.