Morto em confronto com a PM em Ubatuba estava foragido da Justiça após não retornar de saída temporária


O homem foi identificado como Ronaldo da Silva Oliveira Pereira, de 27 anos. Ele saiu da prisão no último dia 12, em Campinas, e morreu na quinta-feira (28), após confronto com a PM. Ronaldo da Silva Oliveira Pereira, morto em Ubatuba após confronto com a PM

O homem morto em um confronto com a Polícia Militar na última quinta-feira (28), no Sertão do Perequê-Mirim, em Ubatuba (SP), foi identificado como Ronaldo da Silva Oliveira Pereira.
Nascido em Campinas (SP), o homem, de 27 anos, estava detido no Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de sua cidade natal. Porém, foi beneficiado com a saidinha temporária no dia 12 de setembro e deveria ter retornado ao presídio no dia 18 — o que não aconteceu.
Ronaldo cumpria pena por tráfico de drogas, roubo e furto e foi condenado a 14 anos e 10 meses de prisão, tendo ingressado no sistema prisional em 2014, progredindo ao regime semiaberto em março deste ano.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Em um relatório expedido durante o pedido de progressão penitenciária em março deste ano, a psicóloga responsável pela avaliação destacou que Ronaldo começou a usar drogas como cocaína, maconha e ecstasy ainda durante a adolescência.
Em depoimento para a psicóloga, Ronaldo chegou a afirmar que tinha como perspectiva de futuro a pretensão de buscar uma oportunidade em serralheria.
Polícia Militar faz operação de saturação após episódios de violência em Ubatuba
TV Vanguarda/Reprodução
O relatório aponta que Ronaldo foi “criado pelos pais em lar conflituoso, em virtude do alcoolismo dos pais” e que teve “infância difícil, com grandes privações e comprometimento da segurança alimentar”.
O documento relata ainda que, aos 8 anos de idade, Ronaldo foi morar nas ruas, onde começou a utilizar drogas. Aos 12 anos, ele cumpriu medida socioeducativa por tráfico, onde permaneceu até os 15 anos de idade. Aos 16, constituiu união estável e se separou. Na prisão, ele chegou a fazer curso profissionalizante de solda.
O caso
Ronaldo morreu após confronto com a PM no Sertão do Perequê-Mirim na noite de quinta-feira (28). Outros três suspeitos conseguiram fugir. O boletim de ocorrência informa que os policiais dispararam 75 vezes no tiroteio.
De acordo com a Polícia Militar, a ação aconteceu na estrada do Palhal, no bairro Sertão do Perequê-Mirim, depois das 21h. Um vídeo registrado por um morador mostra ao menos quatro viaturas da PM se deslocando para o bairro.
Ainda na quinta-feira (28), um ônibus do transporte público da cidade foi atingido por disparos efetuados por criminosos. Ninguém se feriu.
Porta e janela de ônibus ficam destruídas após veículo ser atingido por tiros em Ubatuba, SP.
Divulgação/Verdebus
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Adicionar aos favoritos o Link permanente.