Raffael Vieira, o ‘Jukanalha’, iniciou a peregrinação na noite de segunda-feira (2) no estádio do Morumbi e planeja chegar no Santuário Nacional até a manhã da próxima sexta-feira (6). ‘Acima de amor ao clube, meu propósito é a fé’, diz Jukanalha sobre caminhada à Aparecida
O youtuber Jukanalha segue na peregrinação rumo ao Santuário Nacional de Aparecida, que foi iniciada no estádio do Morumbi na última segunda-feira (2). Na tarde desta quarta-feira (4), quando passou por São José dos Campos, o influencer destacou que a caminhada não é motivada somente pelo agradecimento do título da Copa do Brasil conquistada pelo São Paulo, mas também pela fé.
“Meu propósito, acima de São Paulo e amor ao clube, é fé. Fé a Nossa Senhora Aparecida, fé naquilo que eu creio, fé na esperança e acreditar naquilo que é possível. Um homem que tem fé consegue ter força para chegar até aonde ele quer, então estou indo pela fé”, disse Juka.
Raffael Vieira, o Jukanalha, em entrevista ao g1 em São José dos Campos
João Delfino/ g1
O caminho foi iniciado às 18h59 de segunda-feira (2) em frente ao Morumbi, como o youtuber prometeu no programa Quebrada F.C. no canal Podpah, no fim de agosto, quase um mês antes do primeiro do jogo da final da Copa do Brasil entre São Paulo e Flamengo.
Entre caminhada e descanso, Jukanalha passou as noites de segunda e terça em hotéis que encontrou pelo percurso. Ele conta com uma equipe de três amigos que o acompanham de carro para dar suporte, carregar os pertences e até auxiliar no tratamento da musculatura.
Dividindo o trajeto por quantidades de quilômetros pré-estabelecidas, Jukanalha – que na verdade se chama Raffael Vieira – passou por São José dos Campos por volta das 13h desta quarta-feira.
Ao g1, ele falou sobre os desafios físicos que enfrenta na viagem e das maneiras de superá-los. Além disso, destacou que as demonstrações de carinho de fãs que o encontraram pelo caminho também foram essenciais.
Fãs e amigo de Jukanalha receberam o youtuber em São José dos Campos
João Delfino/ g1
“Passei por muitas provações no caminho. Tinha uma hora que eu fui perdendo as forças, a perna foi doendo muito e comecei a discutir comigo mesmo, a confrontar a minha dor. Apareceram dois caras do outro lado da pista que vieram, me deram um abraço, me deram água, uma fruta e falaram ‘cara, não desiste. Vai ser difícil, mas você tem que seguir'”, contou.
“Entendi que era Deus falando comigo e que era para eu seguir firme. Eu tenho muitas lesões, mas nada disso vai me impedir de chegar até o final”, completou o youtuber, que declarou ter quadros de saúde que dificultam a caminhada, como condromalácia (amolecimento da cartilagem, que perde sua firmeza normal), tendente patelar, desvio de quadril e radiação na coluna.
Para Raffael, o título da Copa do Brasil – que foi a motivação da promessa – deu lugar a outros aspectos da vida na parte dos agradecimentos. Enquanto caminhava, ele conta que pensou na família, na saúde dos pais, dos filhos e da irmã; além de agradecer por sua carreira.
“Comecei a agradecer por tudo. Só peço a Deus, saúde, discernimento para tentar errar o menos possível – porque não sou perfeito – e tentar alegrar o máximo de pessoas possíveis que acho que é o verdadeiro propósito sempre na vida”, declarou.
Jukanalha conversou com os fãs e deu mensagens de apoio
João Delfino/ g1
A 80 quilômetros de chegar em Aparecida, ele quer atingir o objetivo entre a tarde de quinta-feira ou manhã de sexta-feira (6). Ao chegar, vai participar de uma missa, agradecer a Deus e à Nossa Senhora e voltar para casa em São Paulo.
“Eu estou indo muito além do que eu imaginava. Por mais que estou com dor, minha equipe está toda hora falando ‘Juka, o que você está fazendo é um absurdo’. Tem gente achando que estou pegando carona, estou, pegando carona com Deus. Estou nos braços do Pai quando estou perdendo as forças”, disse o youtuber, que tem mais de um milhão de inscritos.
‘Acima de amor ao clube, meu propósito é a fé’, diz Jukanalha sobre caminhada à Aparecida
Frequentador do Santuário Nacional desde quando era criança, a fé de seu pai fez com que Juka crescesse seguindo os passos da família e se tornasse um devoto da Padroeira do Brasil.
“Minha identificação, minha fé com Nossa Senhora Aparecida vem desde a minha infância. Meu pai fazia excursão, vendia passagem para a galera, alugava um ônibus e com o dinheiro que sobrava ele voltava no outro dia e fazia compra para a casa”, lembrou.
“Ir para Aparecida sempre foi um cotidiano muito importante pra minha vida e hoje é um sinônimo de fé e gratidão pela conquista do São Paulo, pelo amor que eu tenho ao clube do São Paulo e pela fé que eu tenho é devoção por Nossa Senhora Aparecida. É fé, e a fé transforma na força para poder chegar lá e agradecer a Deus pela minha saúde, minha família, tudo”, disse.
Jukanalha recebeu oração de um fã em São José dos Campos
João Delfino/ g1
A peregrinação de mais de 200 quilômetros é definida por Juka como o maior gesto de amor que já fez pelo São Paulo. No entanto, para ele, é uma homenagem justa pela conquista que o time conseguiu.
“Eu comparo o título da Copa do Brasil com uma Libertadores, é um título importantíssimo para o São Paulo. Até por ser inédito e como falei, o São Paulo estava vindo em uma ausência de títulos, brigando para não cair há muito tempo e a torcida abraçou o São Paulo. Meu amor pelo São Paulo vem de longos anos”, afirmou.
“Vale a pena porque é um desafio pessoal, um desafio pela fé. Eu estava ciente do que estava falando, estou feliz pagando a promessa. Realmente é um desafio, eu estou pagando e conseguindo”, concluiu Juka.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
‘Acima de amor ao clube, meu propósito é a fé’, diz influencer em caminhada de 200 Km até Aparecida após título do São Paulo
Adicionar aos favoritos o Link permanente.