De acordo com os especialistas, a instabilidade é uma característica da primavera, mas a condição tem sido mais intensa por influência do fenômeno El Niño. Imagem de arquivo – Timelapse mostra chuva na avenida JK, em São José dos Campos
Fábio França/ G1
Depois de temporais entre a noite de quarta e a manhã desta quinta-feira (5), a região do Vale do Paraíba deve ter novos registros – inclusive com rajadas de vento – ao longo do dia e do próximo fim de semana.
✅Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
De acordo com o meteorologista Giovanni Dolif, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a previsão é de dias instáveis para a região nos próximos dias.
“Há previsão de mais chuva e vento para a tarde (dessa quinta-feira). Entre a tarde e a noite. A princípio, com menos intensidade que os registros da manhã, menos severa. No Vale, no Litoral Norte e na Serra da Mantiqueira”, afirma.
Vale deve ter chuva acompanhada de ventanias
Carlos Santos/g1
Ele explica que essa instabilidade é uma condição típica da primavera, que é considerada como um momento de transição entre um período seco e frio (inverno) para um período úmido e quente (verão).
Apesar disso, o El Niño (fenômeno natural caracterizado pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico), que continua atuando na região e em todo o Brasil, faz com que essa instabilidade seja mais intensa.
“Precisamos separar o que é normal do que está fora do normal. O normal da estação são essas grandes variações. O anormal, dessa vez, é o El Niño, que deixa essas variações mais intensas. É um comportamento louco. Uma hora fica abafado, aí vem chuva e fica frio”, explica o especialista.
Leia mais notícias do Vale do Paraíba e região
Como será o final de semana?
Essa instabilidade, com momentos de alternância entre tempo aberto e chuva, será ainda mais intensa no fim de semana. Isso por conta de uma nova frente fria que deixa o Sul e se aproxima do Sudeste do Brasil.
“No final de semana, mais precisamente no domingo, chega uma frente fria mais inteira e intensa do que essa que atua na quinta-feira. Então as consequências serão mais severas para a região, com possibilidade de chuvas e ventos mais fortes”, diz Dolif.
Defesa Civil alerta para risco de chuvas fortes no Vale do Paraíba e litoral norte.
Jairo Soares/Vanguarda Repórter
Chuva abre o dia na quinta-feira (5)
O início da manhã desta quinta-feira (5) foi marcado por uma chuva rápida, porém intensa, em diversas cidades do Vale do Paraíba.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a cidade da região com estação meteorológica que registrou maior precipitação (em milímetros) nas últimas 24 horas foi Campos do Jordão. Confira:
Campos do Jordão: 18,4
São Luiz do Paraitinga: 15,6
Bragança Paulista: 11,6
Taubaté: 9,8
Cachoeira Paulista: 0,4
Além disso, houve também rajadas de vendo. Confira as maiores velocidades registradas nas cidades com estação meteorológica nas últimas 24 horas:
São Luiz do Paraitinga: 67,6
Bragança Paulista: 57,6
Cachoeira Paulista: 48,2
Taubaté: 46,4
Chuva forte derruba árvores e causa estragos em Taubaté, SP
Léo Nicolini/g1
Defesa civil faz alerta
A Defesa Civil do estado de São Paulo emitiu um alerta sobre a previsão de chuva e ventania na região. A partir desta quinta-feira (5), há previsão de chuva para o todo o Vale do Paraíba e para as quatro cidades do litoral norte. As chuvas devem atingir com média a forte intensidade a região.
As pancadas de chuva e as rajadas de vento devem seguir também durante o final de semana, com condição para queda de raio e granizo durante as pancadas de chuva.
Já na segunda-feira (9), os ventos devem ficar mais fortes no Litoral Norte, com os ventos atingindo velocidade de até 60 km/h.
A Defesa Civil orienta que não se deve ficar parado embaixo de árvores, devido ao grande risco de quedas e acidentes, além dos raios.
Por causa das fortes rajadas de vento, a agitação marítima ficará mais intensa e não é recomendado que as pessoas permaneçam no mar e nas orlas da praia, mantendo atenção com as edificações, infraestruturas e vias que estejam em áreas vulneráveis à erosão e inundações.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região
Tempo instável, com chuva e ventania, segue até o fim de semana no Vale do Paraíba; Defesa Civil faz alerta
Adicionar aos favoritos o Link permanente.