Frentes frias vindas da região Sul do país têm provocado volume de chuva maior na cidade, que já registrou diversos estragos e quedas de árvores. Árvore cai em cima de dois carros e derruba fiação elétrica em São José dos Campos, SP.
Andressa Lorenzetti/TV Vanguarda
Em apenas cinco dias, São José dos Campos já registrou um volume de chuva que representa 80% da média histórica para o mês de outubro.
✅Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a cidade já acumulou 80 milímetros de chuva nos cinco primeiros dias do mês.
O instituto não tem a média histórica de chuvas em outubro em São José, mas, segundo a Defesa Civil municipal, esse índice é de 100 milímetros. Ou seja, a cidade já acumulou 80% da chuva média para o mês.
Temporal provocou estragos em São José dos Campos
Os temporais do início de outubro causaram estragos em São José dos Campos. Foram registradas pelo menos 35 quedas de árvores e galhos, além de problemas com fornecimento de energia elétrica, por exemplo.
Nesta quinta-feira, a chuva foi intensa mais uma vez e, acompanhada por ventos de 85 km/h, causou problemas. A Zona Sul foi região mais afetada. Veja abaixo as áreas onde caíram árvores e galhos:
Arte indica onde caíram árvores em São José
TV Vanguarda/Reprodução
Além de São José dos Campos, as chuvas estão intensas também em Taubaté.
De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a média histórica de chuva em Taubaté é de 118 milímetros no mês. Em só cinco dias, a cidade já registrou uma quantidade de 75 milímetros de chuva, o que representa 63,5% da média história.
Qual o motivo das chuvas acima da média?
A primavera, que começou no fim de setembro, é considerada um período de transição entre um período seco e frio (inverno) para um período úmido e quente (verão). Por conta disso, é natural que o volume de chuvas aumente em relação ao inverno.
Apesar disso, as primeiras semanas da estação têm registrado um volume maior de chuva na região por conta das frentes frias que chegam ao Sudeste após terem sido formadas no Sul – onde, inclusive, tem causado estragos.
Essa condição tem sido motivada pelo El Niño (aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico), fenômeno que tem atuado cada vez mais no clima do país.
Chuva forte em Taubaté, SP
Léo Nicolini/g1
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região
Em apenas cinco dias, São José dos Campos já acumula 80% da chuva de outubro
Adicionar aos favoritos o Link permanente.