Número de romeiros que fazem peregrinação ao Santuário de Aparecida aumenta muito em outubro, mês marcado por dias quentes, mas também com possibilidade de chuva forte. Desafios da romaria: veja dicas de cuidados em dias de calor extremo ou durante temporais
Carlos Santos/ G1
O número de romeiros que fazem peregrinação com destino ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, no interior de São Paulo, aumenta consideravelmente em outubro, por conta da proximidade com o Dia da Padroeira.
O mês, que faz parte da primavera, é marcado pela transição entre os dias frios e secos do inverno e quentes e úmidos do verão. Por conta disso, segundo os meteorologistas, os dias costumam ser muito instáveis, com transições entre o calor extremo e até temporais.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Romeiros ocupam a Dutra em direção ao Santuário Nacional
Carlos Santos/ G1
De acordo com especialistas, ambas as condições merecem cuidados especiais. Confira, abaixo, quais são as orientações em cada um dos casos:
Dias de calor
As altas temperaturas, que marcam principalmente a manhã e o início da tarde dos dias de outubro, aumentam o cansaço físico durante as caminhadas.
Apesar disso, algumas orientações podem diminuir essa sensação e aumentar a força e o fôlego ao longo da peregrinação.
Romeiros de Arujá a caminho da Basílica de Aparecida
Danilo Sardinha/G1
A mais importante delas é hidratação. A recomendação, segundo especialistas, é tomar um ou dois goles de água a cada 10 minutos. Sucos e isotônicos também podem ajudar.
Veja mais dicas essenciais para evitar as consequências do calor durante a romaria:
Hidratação
Alimentação leve e nutritiva (frutas e saladas, por exemplo)
Protetor solar
Viseira ou boné
Roupas leves e claras
Outra recomendação importante é saber a hora de parar. Na pressa de chegar ao santuário nacional o quanto antes, muitos romeiros ignoram sinais de cansaço, o que pode ser muito perigoso à saúde.
Romeiro Aparecida
Carlos Santos/G1
Esses sinais podem ser sensação extrema de sede, palpitação e cansaço extremo.
Ao longo da rodovia Presidente Dutra, que liga São Paulo e Rio de Janeiro a Aparecida, diversos pontos de apoio com voluntários estão à disposição para ajudar – confira aqui onde eles ficam.
Dias chuvosos
Se os dias em outubro costumam começar com temperaturas altas e sensação de muito calor, boa parte deles pode ter também chuvas fortes.
Romeiros mantêm tradição de peregrinação pela Dutra até Basílica de Aparecida
TV Vanguarda/Reprodução
Vale a pena levar capa de chuva caso o registro seja de pouco volume e rápido, mas a principal orientação caso a queda de água aumente é parar a romaria.
Em 2017, uma romeira de 47 anos morreu durante peregrinação após ser atingida por um galho de árvore durante uma chuva. Ela estava em Pindamonhangaba.
Romeira morre ao ser atingida por galho de árvore em Pindamonhangaba
Outro risco é que a chuva pode vir acompanhada de raios e, além disso, a água pode deixar a pista mais escorregadia, aumentando a chance de acidentes de trânsito.
Por isso, em caso de chuvas e temporais, é necessário parar a caminhada e procurar locais cobertos e protegidos.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Desafios da romaria: veja dicas de cuidados em dias de calor extremo ou durante temporais
Adicionar aos favoritos o Link permanente.