Alerta do Cemaden é para risco alto de deslizamentos em Atibaia e São José dos Campos. Litoral Norte, São Luiz do Paraitinga e Paraibuna tem risco considerado moderado. Imagem de arquivo – Semana tem previsão de chuva no Vale do Paraíba
Carlos Santos/G1
Com a chuva que persiste no estado de São Paulo desde o último sábado (7), o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu um alerta para o risco de deslizamentos de terra no Vale do Paraíba, Litoral Norte e região bragantina.
✅Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
O alerta é para risco alta de deslizamentos em São José dos Campos e Atibaia, e moderado em todo o Litoral Norte, São Luiz do Paraitinga e Paraibuna – confira abaixo.
Por conta disso, moradores de áreas consideradas de risco devem ficar atentas e tomar todo tipo de cuidado durante essa segunda-feira (9) e ao longo dos próximos dias, já que a chuva pode continuar – leia mais detalhes abaixo.
De acordo com o Cemaden, o alerta é repassado para a Defesa Civil de cada cidade. Em qualquer sinal de problema, a orientação é de ligar para o órgão, que atende pelo número 199. Em São José, o telefone é 190.
Leia mais notícias do Vale do Paraíba e região
Em médias, as estações meteorológicas da região registraram cerca de 80 milímetros de chuva nas últimas 48 horas. Não é considerado um grande volume, mas capaz de deixar o solo encharcado, o que aumenta o perigo.
Imagem de arquivo – Chuva acompanhada de ventos fortes no Vale do Paraíba
Carlos Santos/g1
Confira os alertas do Cemaden na região
Risco alto de deslizamento de terra:
Atibaia
São José dos Campos
Risco moderado de deslizamento de terra:
Caraguatatuba
Ilhabela
Paraibuna
São Luiz do Paraitinga
São Sebastião
Ubatuba
Previsão de chuva
A previsão é que o tempo chuvoso do final de semana se mantenha nesta segunda-feira (9) e nos próximos dias, com chuva volumosa e ventos fortes, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Imagem de arquivo – Chuva em São José dos Campos
Fábio França/ G1
De acordo com o instituto, podem ser registrados acumulados de chuvas de até 100 milímetros por dia e ventos fortes, de até 100 km/h.
Ainda segundo o órgão, há risco de chuva de granizo, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
A orientação é que em caso de rajadas de vento, as pessoas não se abriguem em árvores e não estacionem veículos próximos a torres de transmissão, devido ao risco de queda e também de descargas elétricas.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região
Semana começa com chuva e alerta de deslizamento de terra no Vale e Litoral Norte
Adicionar aos favoritos o Link permanente.