Segundo a EDP, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica na maioria das cidades, foram registradas mais de 2 mil ocorrências desde quinta-feira (12). Árvore próxima ao AME foi derrubada pela chuva em São José dos Campos.
Lucas Rangel/TV Vanguarda
Ao menos 12 cidades da região do Vale do Paraíba foram atingidas pelo temporal desta quinta-feira (12). A chuva começou durante a tarde e causou estragos como queda de árvore e corte de energia elétrica.
✅Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
O corte de energia elétrica, de acordo com a EDP, concessionária responsável pelo fornecimento em boa parte da região, teve mais de duas ocorrências no total.
São José dos Campos uma das mais afetadas e, de acordo com a prefeitura, registrou cerca de 100 ocorrências, em praticamente todas as áreas do município. Serra da Mantiqueira e Litoral Norte também tiveram problemas.
Árvore caiu sobre carros na Avenida Rio Branco em São José dos Campos.
Lucas Rangel/TV Vanguarda
Veja abaixo a lista de cidades atingidas pelo temporal:
São José dos Campos
Taubaté
Jacareí
Pindamonhangaba
Caçapava
Guaratinguetá
Aparecida
Lorena
Ubatuba
Campos do Jordão
Santo Antônio do Pinhal
São Bento do Sapucaí
Confira os estragos nas principais cidades:
São José dos Campos
De acordo com a prefeitura, foram cerca de 100 ocorrências nas regiões sul, leste, oeste, sudeste e central.
A Defesa Civil informou que o índice de chuva foi de 24 milímetros, acompanhados de ventos fortes de 74 quilômetros por hora. Não houve feridos.
VIDEO mostra estrago do temporal em São José dos Campos, SP
Apesar disso, foram registradas diversas quedas de árvore, como na avenida Engenheiro Francisco José Longo, que impede o funcionamento do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) nesta sexta-feira (13).
Em relação ao corte de energia elétrica, a EDP informou que registrou 676 ocorrências na cidade. Ainda há locais sem energia. Equipes da Defesa Civil seguiam atendendo ocorrências no início da tarde de sexta.
Taubaté
A Prefeitura de Taubaté informou que foram registrados 15 milímetros de chuva na quinta-feira (12), além de rajadas de vento de 36 quilômetros por hora.
A Defesa Civil atendeu três quedas de árvore, com o colapso parcial do muro de uma escola. Não houve vítimas.
Segundo a EDP, foram registradas 309 ocorrências relacionadas à energia. Entre os bairros mais afetados estão Jesus Ipiranga, Fazenda Sobradinho, Jardim Independência e Chácara Florida.
Jacareí
De acordo com a Defesa Civil de Jacareí, aconteceram três quedas de árvore no total, além de alagamentos pontuais no bairro Jardim Luiza. Moradores também tiveram problemas no fornecimento de energia.
Pindamonhangaba
Foram 280 ocorrências relacionadas à energia elétrica na cidade. As regiões mais impactadas foram Bosque da Princesa, Campo Alegre, Conjunto Residencial Viver Melhor e Jardim Resende Socorro.
A rua Doutor Fausto Vilas Boas, no bairro São Benedito, chegou a ser interditada com a queda de uma árvore.
Queda de árvore em Pindamonhanagaba
Marcos Amaral/Vanguarda Repórter
Caçapava
A Prefeitura de Caçapava não informou registro de ocorrências pela chuva, mas, segundo a EDP, foram 146 problemas relacionados a energia.
De acordo com a concessionárias, os principais impactos ocorreram nos bairros Vila Santa Izabel, Vila Santos, Borda da Mata e Tijuco Preto.
Guaratinguetá
Em Guaratinguetá, os principais pontos afetados por quedas de árvore foram a estrada Colônia Piagui, as avenidas JK e João Pessoa, e os bairros Jardim Rony, Chácara Selles. Alguns trechos chegaram a ficar interditados, mas já foram liberados.
Já em relação à energia elétrica, foram registradas 396 ocorrências, segundo a EDP. Os bairros mais afetados foram Jardim do Vale, Pedregulho, Campinho e Santa Luzia.
Aparecida
A prefeitura da cidade não informou se foram registradas ocorrências na cidade, mas no Santuário Nacional de Aparecida, que celebrava o Dia da Padroeira do Brasil, a tradicional Procissão Solene foi cancelada por conta do vendaval.
A ventania e a chuva forte tiveram início por volta das 17h30 e atrapalhou a realização da celebração, prevista para às 18h.
VIDEO mostra ventania na Basílica de Aparecida, SP
Lorena
A prefeitura informou que houve queda de 10 árvores e dois postes. Um dos postes caiu sobre um carro, mas ninguém ficou ferido.
Equipes da Defesa Civil trabalharam até às 23h30 para remover as árvores caídas e desobstruir vias públicas que haviam sido interditadas por conta das consequências das chuvas.
Além disso, foram registradas 252 ocorrências relacionadas à energia elétrica, entre os bairros Vila Passos, Comerciários, Parque das Rodovias e Residencial Portal das Palmeiras.
Ubatuba
Em Ubatuba, a maré subiu por conta da chuva e assustou turistas que aproveitavam a praia. Na Ubatumirim, a água chegou perto de onde os carros estavam estacionados.
Maré avança em Ubatuba por conta da chuva
Fernando Rodrigues/Vanguarda Repórter
Campos do Jordão
Segundo a Defesa Civil, ao menos 40 árvores tiveram queda na cidade, inclusive no Capivari, principal local turístico da cidade.
Responsável pelo fornecimento de energia na cidade, a Elektro não informou o número de ocorrências registradas, mas comunicou que os bairros mais afetados foram Baú, Real Moraes, Capivari, Pico do Itapeva, Água Santa, entre outros.
Queda de árvore em Campos do Jordão
Laurene Santos/TV Vanguarda
Santo Antônio do Pinhal
De acordo com a Defesa Civil, os principais impactos da chuva foram queda de árvore de grande porte entre duas casas no bairro Barreiro, além de quedas também nos bairros Sertãozinho e Santa Cruz, Estrada do Matão e Estrada das Cerejeiras. Não houve vítimas.
A energia na cidade também foi afetada. Os bairros mais atingidos, segundo a Elektro, foram Pedregulho, Rio Preto, Barreirinho e Sertãozinho.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região
Temporal causa estragos e corte de energia em ao menos 12 cidades do Vale e região; confira balanço
Adicionar aos favoritos o Link permanente.