Oração à Frei Galvão: aprenda as principais preces em homenagem ao primeiro Santo brasileiro


g1 lista principais orações dedicadas à Frei Galvão Imagem de Frei Galvão localizada na Catedral Santo Antônio, em Guaratinguetá (SP), local em que foi celebrada sua primeira Missa
Emerson Tersigni/G1
O dia de Frei Galvão, o primeiro Santo brasileiro, é comemorado nesta quarta-feira (25) pela Igreja Católica.
✅Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Nesta quarta-feira, devotos de todo o país – principalmente em Guaratinguetá (SP), onde fica o Santuário de Frei Galvão – comemoraram a data dedicada ao sacerdote. O dia escolhido para sua celebração é o mesmo de sua beatificação, que aconteceu em 25 de outubro de 1998.
Ele foi canonizado em 2007 e se tornou o primeiro Santo do Brasil, além do primeiro no mundo a receber canonização fora do Vaticano. O g1 lista abaixo as principais preces dedicadas ao Santo:
Oração a Santo Antônio de Sant’Anna Galvão
Prece a ser rezada como Novena (9 dias). Esta oração deve ser rezada durante nove dias, pedindo a graça por intercessão de São Frei Galvão. Junto dessa prece, devem ser tomadas as três pílulas da Fé.
“Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, eu Vos adoro, louvo e Vos dou graças pelos benefícios que me fizeste, por tudo que fez e sofreu Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, que aumenteis em mim a fé, a esperança e caridade” – Vos digneis conceder-me a Graça que ardentemente almejo…
(pedir a graça desejada).
Prometo-vos conhecer sempre mais o Evangelho, que Santo Antônio de Sant’Anna Galvão viveu, cultivar a vida Eucarística e a devoção a Imaculada Virgem Maria. Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, rogai por nós ! Amém!”
Na sequência, se reza um Pai Nosso, uma Ave Maria e Glória ao Pai.
Dia de Frei Galvão 25 de outubro
Divulgação
Jaculatória de Santo Antônio de Sant’Anna Galvão
Essa prece simples foi criada por aqueles que admiravam o santo em vida. Seus feitos deram origem a essa invocação. A levitação, um dos dons sobrenaturais, originou-se antiga prece, que a tradição popular memoriza:
“Na minha aflição, dai-me consolação, Senhor meu Frei Galvão, que não pisais no chão”.
Hoje reza-se: “Na minha aflição dai-me consolação meu Santo Frei Galvão”.
Oração a São Frei Galvão
Oração devocional a ser feita para viver uma vida inspirada.
“Glorioso São Frei Galvão,
Deus vos concedeu a graça de nascer de uma família religiosa, cumpridora de seus deveres e modelo de caridade de vossa mãe e de vosso pai aprendestes a amar a Deus e ao próximo.
Abençoai a mim e a minha família.
Abri nosso coração à piedade verdadeira.
Abri nossas mãos à caridade fraterna, sobretudo para com os pobres e desamparados, como no vosso tempo, também no nosso são numerosos.
Sei que a caridade e a piedade andam sempre juntas e ninguém pode amar a Deus sem a oração e sem o amor para com todos, segundo o exemplo que nos deu Jesus Cristo e que vós conseguistes imitar com tanta perfeição e perseverança.
Sei também que a piedade e a caridade se aprendem, como se aprende a caminhar e a falar.
Hoje vos peço para mim e para minha família estas duas virtudes – a piedade e a caridade – para que tenhamos vida de paz com Deus e de alegre harmonia dentro de nossa casa. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém”
Dia de Frei Galvão 25 de outubro
Divulgação
Tota Pulchra: Oração rezada por Frei Galvão
Certamente Frei Galvão rezava esta oração em latim. Até hoje os Franciscanos cantam em latim aos sábados ou depois da Oração da Tarde ou, no refeitório, antes do almoço:
“Vós sois toda formosa, ó Maria! E o pecado original não vos manchou! Vós sois a glória de Jerusalém, vós sois a alegria de Israel! Vós sois a honra do nosso povo, vós sois a advogada dos pecadores! Maria, Virgem prudentíssima, Mãe clementíssima, rogai por nós! Intercedei por nós junto a Nosso Senhor Jesus Cristo! Em vossa conceição fostes imaculada, Maria! Rogai ao Pai por nós, cujo filho gerastes!”
Oremos: Ó Deus, que preparastes uma digna morada para vosso Filho, pela Imaculada Conceição da Virgem Maria, preservando-a de todo o pecado em previsão dos méritos de Cristo, concedei-nos chegar até vós purificados também de toda culpa, por sua maternal intercessão. Por Cristo nosso Senhor! Amém!
Consagração a Nossa Senhora, Imaculada Conceição, com as palavras de Frei Galvão
Trecho da cédula manuscrita, que se conserva no Mosteiro da Luz, SP, da consagração de Frei Galvão a Nossa Senhora da Conceição, feita no dia 9 de novembro de 1766. Todos os fiéis católicos poderão usar dessas mesmas palavras para fazer sua consagração a Mãe de Jesus.
“Entrego-me por filho e perpétuo escravo da Virgem Santíssima, minha Senhora, com a doação livre, pura e perfeita de minha pessoa, para que de mim disponha conforme sua vontade, gosto e beneplácito, como verdadeira mãe e senhora minha. E vós, Soberana Princesa, dignai-vos de aceitar esta minha pessoa. Não duvideis em admitir ao vosso serviço a este vil servo. Nas vossas piedosíssimas mãos entrego meu corpo, alma, coração, entendimento, vontade e todos os mais sentidos, porque de hoje em diante corro por vossa conta e todo sou vosso. Em meu coração arda sempre o fogo da vossa piedade e esteja sempre mais aceso para desejar o que for mais justo, mais puro e mais perfeito das virtudes. Eu vos ofereço todos os meus pensamentos, palavras e obras, e tudo o mais meritório que fizer e indulgências que ganhar, para que apresenteis junto com os vossos merecimentos a vosso Filho Santíssimo, dispondo vós de todos eles conforme for a vossa vontade, e se for do vosso agrado.”
Frei Galvão foi o primeiro santo brasileiro nomeado pelo Vaticano
Divulgação
Louvores a Santana: texto de Frei Galvão
Frei Galvão traz em seu nome religioso o nome “Sant’Anna”. A devoção pela mãe de Maria era algo caro aos seus familiares. O religioso quando fez seus votos religiosos no Rio de Janeiro, acrescentou esse nome ao seu. Como intelectual, escreveu preces em forma de poemas, exaltando Sant’Anna.
“Louvemos todos a Senhora, Que é mãe daquela Virgem e Mãe, que mereceu os mais elevados louvores Tanto no altar da terra quanto no altar do céu.
Louvemos todos a Senhora, que gerou aquela que desprezou todas as glórias do mundo e por isso recebeu a maior glória do céu.
Ó gloriosa Senhora Santana, serva do Senhor, aos mortais, Que geraste aquela que trouxe a salvação sê clemente conosco e alcança-nos a alegria do céu”.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.