Jogo, voltado para computadores, foi criado em 10 meses após aprovação em edital na cidade. Game traz características do parque e até o ‘temido’ carrapato-estrela. Irmãos de São José criam game educativo inspirado nas capivaras do Parque da Cidade.
Foto 1: Divulgação | Foto 2: Lucas Leuzinger/iNaturalist
As famosas capivaras vistas no Parque da Cidade, em São José dos Campos, viraram tema de um jogo de computador na cidade. Inspirados pelo animal e pela história do parque, os irmãos Matheus e Carol Capucho, resolveram criar um game voltado para o público infanto-juvenil.
Batizado de ‘Capivara Curiosa’, o projeto começou a criar forma no ano passado, após a oportunidade de se inscreverem num edital voltado à cultura de São José dos Campos, financiado pelo Fundo Municipal de Cultura (FMC), a prefeitura e a Fundação Cultural Cassiano Ricardo.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Os irmãos Matheus e Carol Capucho, idealizadores do jogo
Arquivo pessoal
“A ideia veio principalmente das nossas experiências com o Parque da Cidade, que são refletidas dentro do jogo. Então no jogo nós queríamos incluir visitas aos nossos locais favoritos, como o Museu do Folclore, o lago das capivaras, as palmeiras imperiais, as esculturas das árvores, além de atividades como corridas, jogar cartas e apreciar eventos de música”, explicou Matheus.
Com a ideia em mente e a aprovação no edital, os irmãos passaram a desenvolver o jogo na prática – e contaram com a ajuda de outras pessoas da família, como o pai, Claudio Capucho, que foi quem trabalhou na trilha sonora e captação dos áudios, a mãe Rosana Capucho, que auxiliou na produção cultural e nas imagens de apoio de vídeos publicados na internet, além do amigo Vinicius Motta, que foi convidado para trabalhar como game designer.
O jogo ‘Capivara Curiosa’, inspirado nas capivaras e no Parque da Cidade de São José dos Campos
Reprodução
Inspiração e o jogo
A ideia inicial do projeto sempre foi homenagear a cidade de São José dos Campos. Para isso, foi necessário escolher um símbolo: daí surgiu a Capivara Curiosa.
“Já tínhamos o interesse em fazer um jogo da capivara, mas trazer a cultura para o roteiro foi inspirador, principalmente por São José ser uma cidade que respira cultura. Nós sempre estivemos envolvidos na cultura da cidade, fosse nos bastidores, produção ou como público”, disse o idealizador do projeto.
Dentro do jogo, segundo Matheus, há diversos elementos que remetem à cidade de São José dos Campos ou a pontos específicos do Parque da Cidade.
“Tem, por exemplo, tem o temido carrapato-estrela, o Estrelildo. Também tem os locais inspirados no Parque, como o Museu do Folclore em uma fase do jogo e lugares onde ela passa, como a Casa Olivo Gomes, desenhos inspirados nas esculturas do leão do parque e do Jacaré, imagens que lembram o trabalho de artesãos, os músicos e o público”, contou.
Parque da Cidade, em São José dos Campos
Claudio Vieira/PMSJC
Tudo isso, segundo ele, trazendo as diversas linguagens culturais da cidade no jogo.
“O objetivo é homenagear a cidade e cultura de São José dos Campos, através das linguagens culturais presentes no game, através da figura humanizada da Capivara Curiosa, que só quer se divertir no show da ‘Capibanda’. Para isso, ela deverá encontrar os instrumentos perdidos da banda, que foram escondidos pelo Estrelildo, o carrapato-estrela”, explicou.
Todo o projeto, segundo Matheus, levou 10 meses para ser criado. O pontapé inicial foi após a aprovação no edital.
O jogo é disponibilizado de forma virtual, voltado para computador. É necessário baixar o jogo através de um link disponível na internet. O jogo é gratuito e a classificação é livre.
Capivaras são ‘amas’ de leite para filhotes do mesmo grupo
Lucas Leuzinger/iNaturalist
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Irmãos de São José criam game educativo inspirado nas capivaras do Parque da Cidade; conheça
Adicionar aos favoritos o Link permanente.