Determinação acontece após pedido do Ministério Público. Moradores reclamam da falta de manutenção nos postes de iluminação da região, que fica no escuro à noite. Justiça determina que Prefeitura de São José faça manutenção na iluminação pública do Banhado
Reprodução/TV Vanguarda
A Justiça determinou que a Prefeitura de São José dos Campos (SP) retome a manutenção na iluminação pública do Banhado. A falta de manutenção é alvo de reclamação dos moradores do local.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Na decisão da última sexta-feira (27), a Justiça acatou o pedido do Ministério Público e ordenou que a gestão municipal troque as lâmpadas e postes que não estão funcionando no bairro Jardim Nova Esperança, conhecido como Banhado.
A reclamação é antiga. De acordo com os moradores, pelo menos 39 postes não estão funcionando e o local fica extremamente escuro no período da noite.
“Quando dá 19h ou 20h não dá para ver nada. A gente tem que ficar com a lanterna do celular (apontada) para o chão para poder enxergar. Isso traz riscos para todo mundo na comunidade”, afirma a dona de casa Verônica Sabino.
Moradores do Banhado reclamam de iluminação precária nas ruas
O pedido do Ministério Público foi feito em agosto. Na ocasião, a EDP, concessionária de energia da cidade, alegou que a responsabilidade pela iluminação no Banhado é da Prefeitura de São José.
Sem resolução, o caso foi parar na justiça, que determinou a manutenção em até 10 dias. Caso haja descumprimento, a pena é uma multa diária de R$ 500.
“As pessoas lá estão vivendo na penumbra, com risco de acidente, de encontrar animais peçonhentos. A justiça não pode ficar insensível a esse tipo de coisa. Acredito que foi uma decisão acertada e que deve ser mantida”, diz o promotor de justiça João Marcos Paiva.
Justiça determina que Prefeitura de São José faça manutenção na iluminação pública do Banhado
Reprodução/TV Vanguarda
Acionada pelo g1, a Prefeitura de São José dos Campos informou que vai se manifestar quando for oficialmente notificada.
“Sem luz não dá. É muito ruim. Na frente da minha casa não é tão escuro porque eu coloquei uma luz forte. A maioria dos locais que é iluminado é por conta própria dos moradores”, reclama a merendeira Rejane Silva Pereira.
Leia mais notícias do Vale do Paraíba e região
Disputa antiga
A disputa entre Prefeitura de São José dos Campos e os moradores do bairro Jardim Nova Esperança, como o Banhado é conhecido, é antiga e se arrasta na Justiça há anos.
Banhado
Divulgação/PMSJC
De acordo com a gestão municipal, o local onde os moradores estão instalados é uma área de proteção ambiental e, por isso, quer desocupar a região. Os moradores são contra.
Em maio deste ano, uma decisão da Justiça determinou que a prefeitura regularize o bairro. A gestão recorreu e pede anulação da sentença.
Prefeitura de São José cria projeto de lei para indenizar famílias do Banhado
No começo de outubro, a prefeitura encaminhou à Câmara Municipal um projeto de lei que prevê o pagamento de indenização de R$ 110 mil por família que deixar o Banhado. A medida está em análise e depende de aprovação dos vereadores.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Justiça determina que Prefeitura de São José faça manutenção na iluminação pública do Banhado
Adicionar aos favoritos o Link permanente.