Índice larvário coloca Ubatuba em situação de alerta para a dengue; cidade tem mais de 640 casos confirmados da doença


A cidade registrou um índice de 3,3. O ideal é que esse número fique abaixo de 1,0. Mosquito Aedes aegypti é responsável por transmitir a dengue.
Reprdoução/EPTV
Ubatuba divulgou nesta terça-feira (7) a Análise de Densidade Larvária (ADL) que foi classificada em situação de alerta para dengue. O resultado obtido foi de 3,3 pontos no Índice Breteau (IB).
A ADL verifica os índices de infestação de larvas do mosquito Aedes aegypti, já o IB é um valor numérico que define a quantidade de insetos em fase de desenvolvimento nos locais vistoriados.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Segundo a prefeitura, foram coletas amostras de 1.262 imóveis aleatoriamente nas regiões da cidade durante o mês de outubro. Se comparado com a última ADL, houve um aumento, já que a cidade registrou o índice de 1,3% no mês de julho.
De acordo com os dados do boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde, a cidade registrou até o momento, 641 casos positivos de dengue em 2023. No mesmo período do ano passado, o registro foi bem menor, com 166 casos positivos de dengue.
Os bairros mais preocupantes, que registraram mais casos de pacientes com dengue este ano, são o Estufa 2 com 113 casos confirmados; a região central com 86 casos de dengue e o Ipiranguinha, com 54 casos.
Mosquito é transmissor da malária, febre amarela e dengue.
Lauren Bishop
A prefeitura informou que está fazendo serviços de nebulização em áreas de registros positivos de dengue e pediu que os moradores sigam as orientações sobre eliminação de criadouros do mosquito, mantendo a limpeza frequente dos imóveis e caixas d’água e não deixando água parada, por exemplo.
Caso haja suspeita de focos do mosquito no bairro ou para dúvidas, os moradores podem entrar em contato com a prefeitura pelos telefones da Vigilância: (12) 3832-6810 e 3834-2323, ou ainda pelo e-mail: [email protected].
O atendimento presencial é realizado na sede da Vigilância em Saúde, na Rua Dom João III, n⁰ 197, no centro da cidade.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Adicionar aos favoritos o Link permanente.