Dino rebate xenofobia contra brasileiros em Portugal: ‘Devolvam o ouro e a gente fica quite’


Brasileira foi vítima de xenofobia no aeroporto de Porto, na última segunda-feira (6). ‘Estão invadindo Portugal, essa raça de filha da p***’, disse a portuguesa. Dino rebate xenofobia em Portugal: ‘devolvam o ouro e a gente fica quite’
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, rebateu a xenofobia contra brasileiros em Portugal, após uma brasileira de 35 anos ser xingada de ‘porca’. A agressora ainda mandou a mulher ‘voltar para sua terra’ e diz que os brasileiros ‘estão invadindo Portugal’.
“Bom, se for isso, nós temos direito por reciprocidade, porque em 1.500 eles invadiram o Brasil e nós estamos de acordo. Concordo até que repatriem todos os imigrantes que lá estão devolvendo junto o ouro de Ouro Preto e aí fica tudo certo, a gente fica quite”, rebateu Dino.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
A declaração de Dino foi dada durante o lançamento dos cursos do Bolsa-Formação, um projeto do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, no Palácio da Justiça, em Brasília.
VEJA TAMBÉM:
‘Atordoada e sem reação’, diz brasileira vítima de xenofobia em aeroporto em Portugal
Xenofobia x qualidade de vida: brasileiros que moram em Portugal falam sobre a realidade dos imigrantes em terras lusitanas
Moradora de Bragança é vítima de xenofobia em Portugal: ‘Volte para sua terra, sua porca”
O ataque contra a brasileira de 35 anos aconteceu no aeroporto de Porto, em Portugal, na manhã da última segunda-feira (6). As ofensas foram gravadas pela vítima e ganharam repercussão após o caso ser revelado pela Gazeta Bragantina – veja as imagens acima.
“Pode filmar o que você quiser, pode até pôr na internet. Sua porca. Vai para a sua terra, sua porca. Sou portuguesa de raça. Você que é brasileira. Vá para a sua terra. Estão invadindo Portugal, essa raça de filha da p***”, disse a portuguesa.
Brasileira é vítima de xenofobia em aeroporto em Portugal: ‘Fiquei sem acreditar, atordoada e sem reação’
Reprodução
A brasileira, que prefere não ser identificada, nasceu em São Paulo, mas morou em Bragança Paulista (SP) na maior parte da vida. Ela estava no aeroporto Francisco Sá Carneiro para viajar até a Espanha, onde atualmente vive e trabalha.
Ela conta que a confusão começou após uma outra pessoa que estava com a mulher que aparece no vídeo derrubar uma mala sobre o seu pé.
“Eu tinha passado o final de semana em Portugal e estava voltando para casa. Estava nas escadas rolantes indo em direção ao meu portão de embarque, quando a maleta de uma mulher caiu no meu pé. Eu disse ‘ai, doeu’ e essa outra mulher, que aparece no vídeo, respondeu ‘doeu? O problema é seu. Volte para o seu país’, narra.
Brasileira é vítima de xenofobia em aeroporto em Portugal: ‘Fiquei sem acreditar, atordoada e sem reação’
Reprodução
A brasileira lembra que, após ouvir diversas vezes que não era bem-vinda no país, respondeu que tem cidadania italiana, o que dá o direito, inclusive, de trabalhar na Europa.
“Aí foi quando ela surtou de vez e disse tudo o que aparece no vídeo. Minha única reação foi filmar. Porque eu fiquei sem acreditar no que estava acontecendo”, explica.
“Fiquei atordoada, sem reação. Ninguém entendeu o que estava acontecendo. Eu fiquei com vergonha e incomodada, mas não passou mais nada pela minha cabeça. Algumas pessoas e perguntaram porque eu não bati na mulher, mas nem imaginei isso. Fui muito pacífica.”
Como precisava embarcar para o voo à Espanha, a brasileira não registrou um boletim de ocorrência em Portugal, mas afirma que vai denunciar o caso de forma virtual.
“Quero processar essa mulher, mas não é nem por mim. É para que ela não faça isso com mais ninguém. Ninguém merece isso”, completa.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Adicionar aos favoritos o Link permanente.