Caso de brasileiro atropelado por carro da polícia na Irlanda caminha para ação criminal, diz advogada


Filho de Anderson Farias (PSD), prefeito de São José dos Campos, João Henrique Thomaz Ferreira, de 23 anos, teve a perna amputada após o acidente e segue em tratamento. Filho do prefeito de São José dos Campos tem perna amputada e é internado após ser atropelado por carro da polícia na Irlanda.
Arquivo pessoal
O caso do brasileiro atropelado por um carro da polícia da Irlanda no fim de outubro caminha para uma ação criminal, segundo os advogados que representam a família da vítima do acidente, João Henrique Thomaz Ferreira, de 23 anos.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Filho de Anderson Farias (PSD), prefeito de São José dos Campos, João trabalha como entregador em Dublin e teve a perna direita amputada por conta do acidente. Amigos de João e testemunhas do caso, que aconteceu no dia 28 de outubro, afirmam que o atropelamento foi intencional – leia detalhes abaixo.
Investigações sobre atropelamento de João Henrique avançam na Irlanda
Advogados que representam a família de João tiveram, nesta segunda-feira (13), a primeira reunião com a Comissão do Provedor de Justiça da Garda Síochána (GSOC), uma espécie de corregedoria local.
De acordo com a advogada brasileira Allana Hughes, o policial responsável pelo atropelamento passou por exames toxicológicos para identificar se estava sob efeito de alguma substância química no dia do acidente.
“Eles (da Gsoc) já falaram que o caso está sendo transformado em processo criminal. Está sob investigação, mas acreditamos que vá ser uma investigação transparente e vamos lutar por justiça até o final”, afirma.
No encontro, a corregedoria informou também que já colheu diversos depoimentos e analisam imagens de câmeras de segurança do local do atropelamento.
O policial envolvido no caso não foi afastado das funções, e as investigações ainda não têm prazo para serem concluídas.
“O encontro foi muito produtivo e franco. A família está preocupada. O filho está com parte da perna amputada e deve ter longa recuperação médica pela frente. Agora, a família acredita que a polícia fará uma investigação completa e transparente”, diz outro advogado que presente João, o irlandês Daniel Hughes.
Sheila Ferreira, mãe de João e primeira-dama de São José dos Campos, está com o filho na Irlanda
Reprodução
A mãe de João Henrique, Sheila Ferreira, também participou do encontro e afirma que confia na seriedade das investigações.
“Tudo está se encaixando. Inclusive com os vídeos da rodovia, com os vídeos dos veículos, as testemunhas oculares. Então tudo está se encaixando com a denúncia, tudo isso será montado e apresentado ao promotor. Isso mostra seriedade na apuração”, conta.
Quem também acompanha o caso de perto é o embaixador do Brasil na Irlanda, Marcel Biato. De acordo com ele, a embaixada brasileira no país espera uma resolução que seja satisfatória a todas as partes envolvidas.
“Nós esperamos que esse assunto possa se resolver a contento. Acompanhamos as investigações porque é de interesse da sociedade brasileira e um bom resultado vai reforçar a imagem dos brasileiros aqui, como uma comunidade que contribui para esse país e é retribuída com reconhecimento e transparência nas investigações, que é o que a família mais deseja.”
Leia mais notícias do Vale do Paraíba e região
Enquanto isso, João Henrique Thomaz se recupera das lesões provocadas pelo atropelamento. Ele passou por um procedimento na segunda-feira (13) para retirada de um dos três drenos da perna direita.
A necessidade de uma nova amputação está descartada. No sábado (11), o brasileiro caminhou pela primeira vez com a ajuda de um andador. A recuperação é avaliada como muito positiva.
João Henrique Thomaz
Arquivo pessoal
Atropelamento
O jovem João Henrique Thomaz Ferreira, de 23 anos, que é filho do prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias (PSD), foi atropelado por um carro da polícia na Irlanda, país onde mora há cinco anos. O rapaz teve a perna direita amputada e está em tratamento desde então.
De acordo com uma nota enviada pela polícia à Rede Vanguarda, o atropelamento ocorreu no dia 28 de outubro, no cruzamento 11 sentido norte da estrada M50, em Dublin. O rapaz foi atropelado por um carro da polícia e ficou prensado contra uma barreira metálica de proteção da pista.
Filho do prefeito de São José diz que policial tentou matá-lo
Ainda segundo a nota da Polícia da Irlanda, os serviços de emergência compareceram ao local do acidente e confirmaram que o atropelamento envolveu um veículo oficial da Polícia Rodoviária.
O rapaz foi levado ao Hospital Universitário de Tallaght, onde está recebendo tratamento para ferimentos graves.
Policial, que segundo Anderson Davi, dirigia o carro que atingiu João na Irlanda.
Anderson Davi/Arquivo pessoal
O g1 acionou o Itamaraty, que informou que está acompanhando o caso e prestando a assistência consular cabível. Além disso, disse que o diplomata da Embaixada está em contato com a família do brasileiro, e realizou visita ao hospital onde se encontra a vítima do atropelamento.
“A Embaixada buscará, junto às autoridades policiais irlandesas, maiores informações sobre o ocorrido”, completou.
O caso gerou revolta entre entregadores em Dublin, na Irlanda, que se solidarizaram com o João e protestaram contra a xenofobia com imigrantes, pedindo o fim da violência e que o atropelamento de João seja investigado, já que há suspeita de que tenha sido provocado de forma intencional.
Amigo que socorreu filho do prefeito narra como foi atropelamento: ‘Avançou em cima’
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Adicionar aos favoritos o Link permanente.