O que são ilhas de calor e por que nelas as temperaturas são mais altas?


Regiões de uma cidade onde as temperaturas são mais altas são chamadas de ilhas de calor. Quanto mais perto do asfalto, mais calor
A onda de calor que atinge boa parte do país nesta semana pode ser sentida de forma mais intensa em grandes centros urbanos. Isso porque esses locais concentram as chamadas ilhas de calor, um fenômeno climático.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Maior cidade do país, São Paulo tem todo seu centro urbano considerado uma ilha de calor. Regiões com áreas verdes e próximas de parques, como o Ibirapuera, por exemplo, têm uma leve queda nos índices de calor.
“São Paulo é uma metrópole e conta com diversos fatores que aumentam a temperatura. Materiais de construção civil, por exemplo, retém muita energia e calor. Então é uma área urbanizada muito densa, que armazena calor e faz aumentar a sensação térmica”, explica o meteorologista do Cemaden, Diego Souza.
Paulistanos e turistas fazem selfie com termômetro marcando 40 graus na avenida Paulista.
RENATO S. CERQUEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO FUP20231113532
🔥 Como se forma uma ilha de calor?
O pesquisador Lincoln Alves, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, explica que as ilhas de calor são caracterizadas por terem temperaturas maiores em relação a regiões vizinhas, como a área rural, por exemplo.
Não há necessariamente um conjunto de fatores para determinar se uma região é ou não uma ilha de calor. Ele se dá pela maior temperatura do centro urbano em relação às áreas vizinhas.
“São áreas urbanas ou metropolitanas que vivenciam temperaturas mais altas do que as áreas vizinhas, devido, em geral, à atividade humana, como concentração de edifícios, estradas e outras fontes de calor”, explica o pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Lincoln Alves.
O bairro Jardim Aquarius é um exemplo de ilha de calor em São José dos Campos (SP)
Claudio Vieira/PMSJC
Quais são os motivos?
Segundo o pesquisador, esse aquecimento acontece por conta de maior concentração de materiais como concreto e asfalto, que absorvem muito calor.
“Dentro das cidades existem focos em que as temperaturas são mais elevadas em comparação com áreas em que não tem concreto, asfalto e outros materiais que retém o calor do sol e aumentam a temperatura local”, afirma.
Uma solução para o problema é o aumento de áreas verdes nas regiões mais quentes, como com a plantação de árvores.
2023 deve ser o ano mais quente em 125 mil anos, diz observatório europeu
Em São José dos Campos, o pesquisador do Inpe cita o bairro Jardim Aquarius como um exemplo de local típico de ilha de calor.
“É um local que concentra grande número de prédios, bem próximos uns dos outros, então é uma área que concentra maior calor”, diz Alves.
Calor em Taubaté, SP
Lucas Tavares/g1
Por que a temperatura está tão alta no Brasil?
O Brasil vive nesta semana uma onda de calor, que acontece quando temos uma temperatura acima da média por um período de mais de cinco dias. Na atual, classificada como uma das mais intensas do ano, a temperatura está 5°C acima da média.
A onda de calor é comum todos os anos na “transição” entre a primavera e o verão. Dessa vez, ela está mais intensa porque se junta a dois eventos que estão fazendo a Terra ficar mais quente: o aquecimento global e o El Niño, fenômeno que deixa as águas do oceano mais quentes.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Adicionar aos favoritos o Link permanente.