Onda de calor: Veja temperaturas máximas registradas pelo Inmet no Vale e região bragantina


Região deve enfrentar onda de calor com temperaturas elevadas até sexta-feira. Todo o estado está em situação de alerta, devido aos riscos que o calor extremo pode ocasionar para a a saúde da população. Onda de calor: Veja temperaturas máximas registradas pelo Inmet no Vale e região bragantina.
Fábio Lima/O Popular
A onda de calor segue sem dar trégua no Vale do Paraíba e região bragantina. Nesta terça-feira (14), as temperaturas na região chegaram a beirar os 40º C, com quebra de recordes de dia mais quente do ano.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
A região tem somente cinco cidades com estação de medição de temperaturas sendo monitoradas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), órgão do governo federal que faz aferições e estudos sobre o clima e o tempo.
No entanto, os termômetro são usados pelo Inmet como referência para cidades vizinhas. O de Taubaté, por exemplo, é usado como comparação para São José dos Campos e Pindamonhangaba.
Veja as temperaturas máximas registradas na região:
Taubaté: 39,2º C
Cachoeira Paulista: 38,6º C
Braganca Paulista: 37,2º C
São Luiz Do Paraitinga: 35,8º C
Campos Do Jordão: 31,0º C
Quanto mais perto do asfalto, mais calor
Onda de calor
A onda de calor que atinge o Vale do Paraíba e Litoral Norte desde o final de semana deve continuar com temperaturas elevadas na região pelo menos até a próxima sexta-feira (17), de acordo com o Inmet.
Novo alerta do Inmet amplia cobertura da onda de calor.
Inmet
Por causa da onda de calor, o Inmet emitiu alerta da cor vermelha para região – classificado como de grande perigo por conta das temperaturas elevadas, que devem seguir até o fim da semana.
De acordo com o Inmet, o alerta vermelho é estabelecido quando o calor apresenta risco à saúde das pessoas e quando as temperaturas ficam mais de 5°C acima da média para a época por um período maior do que cinco dias.
Criança tomando água para se refrescar em dia de calor extremo no estado de SP.
ALOISIO MAURICIO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
Cuidados básicos
O calor excessivo diminui a umidade relativa do ar, o que pode levar a problemas respiratórios, ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.
Além disso, nesse cenário de altas temperaturas, a recomendação é que as pessoas bebam bastante líquido, utilizem protetor solar e evitem praticar exercícios físicos entre 11h e 16h.
Veja algumas dicas:
Beba bastante água (cerca de dois litros por dia ou 10 copos de água de 200 ml). Ela hidrata todos os órgãos, inclusive pele e mucosa;
Se puder, tenha um umidificador de ar em casa. Você também pode colocar uma bacia com água no ambiente ou uma toalha umedecida para minimizar os efeitos do ar seco, do ar poluído;
Hidrate bem as mucosas com soro fisiológico – pelo menos duas vezes ao dia;
Lave os olhos com soro fisiológico ou com colírio de lágrima artificial;
Cuidado com bebidas alcoólicas, pois podem refrescar, mas também desidratar;
Mantenha a casa limpa, evitando o acúmulo de poeira;
Evite praticar exercícios físicos das 11h às 16h;
Proteja-se ao máximo do sol e evite o ressecamento das mucosas e pele.
Onda de calor ‘sem precedentes’ no Brasil.
GETTY IMAGES/BBC
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Adicionar aos favoritos o Link permanente.