Na Irlanda, primeira-dama de São José vive expectativa de filho passar o Natal fora do hospital


João Henrique Thomaz Ferreira, fFilho do prefeito de São José dos Campos (SP), foi atropelado por um carro da polícia da Irlanda. Ele teve a perna amputada e está internado em Dublin, capital do país. Filho do prefeito de São José dos Campos tem perna amputada e é internado após ser atropelado por carro da polícia na Irlanda.
Arquivo pessoal
A primeira-dama de São José dos Campos (SP), Sheila Ferreira, vive a expectativa de que o filho, João Henrique Thomaz Ferreira, receba alta hospitalar em breve e passe o Natal fora do hospital. João Henrique, filho do prefeito Anderson Farias (PSD), foi atropelado por um carro da polícia na Irlanda há um mês e está internado em Dublin.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Nessa semana, João Henrique passou por mais um procedimento cirúrgico e segue internado na capital da Irlanda desde 28 de outubro, data do atropelamento.
“O João fez mais um procedimento, onde retirou mais um dos drenos e agora só ficou um (dreno) bem pequeno agora. Provavelmente na semana que vem ele tire totalmente”, contou Sheila Ferreira, mãe de João.
Esposa de prefeito de São José tem expectativa que filho passe Natal fora do hospital
“Quem sabe, mais uns 10 dias ele consiga ter alta do hospital. A gente está bem otimista para que ele passe o Natal com a gente em casa e não no hospital. Se Deus quiser, em um prazo de duas a três semanas ele estará em casa e poderá passar o Natal com a gente”, acrescentou Sheila.
Para receber alta, João ainda precisa ter total aceitação e cicatrização da pele sintética. Além disso, os médicos estão reduzindo as doses de morfina – remédio usado para aliviar a dor.
“Só temos que continuar orando e pedindo a Deus para que tudo caminhe bem. Ele está começando a desmamar da morfina para poder ir pra casa. É um processo lento, ele ainda tem bastante dor, mas estão entrando com outros medicamentos para retirar a morfina e ele poder ir pra casa”. Afirma Sheila.
Um mês de recuperação
Filho de Anderson Farias (PSD), prefeito de São José dos Campos, o jovem João Henrique Thomaz Ferreira, de 23 anos, foi atropelado por um carro da polícia na Irlanda no dia 28 de outubro. Ele mora no país há cinco anos. João teve a perna direita amputada e está em tratamento desde então.
Filho do prefeito de São José dos Campos é atropelado por carro da polícia na Irlanda
De acordo com uma nota enviada pela polícia à Rede Vanguarda, o atropelamento ocorreu no dia 28 de outubro, no cruzamento 11 sentido norte da estrada M50, em Dublin. O rapaz foi atropelado por um carro da polícia e ficou prensado contra uma barreira metálica de proteção da pista.
Ainda segundo a nota da Polícia da Irlanda, os serviços de emergência compareceram ao local do acidente e confirmaram que o atropelamento envolveu um veículo oficial da Polícia Rodoviária.
O g1 acionou o Itamaraty, que informou que está acompanhando o caso e prestando a assistência consular cabível.
Protestos e apoio
O amigo de João, Anderson Davi, que também trabalha como entregador em Dublin e presenciou o acidente, disse em entrevista ao g1 que o atropelamento foi proposital.
Anderson Davi é amigo de João e ajudou a socorrer o rapaz após o acidente na Irlanda.
Anderson Davi/Arquivo pessoal
“O guarda chegou à paisana, descaracterizado e parou, saiu um pouco da pista e colocou o carro na direção do João. O guarda simplesmente acelerou o carro para cima do João e aconteceu essa fatalidade. Eu cheguei em segundos, estava vendo tudo. O guarda começou a dizer que ‘foi acidente’ e eu comecei a falar para ele ‘não foi acidente, você bateu no meu amigo’”, narrou.
O caso gerou revolta entre entregadores em Dublin, na Irlanda. A categoria se solidarizou com João e protestou contra a xenofobia com imigrantes, pedindo o fim da violência e que o atropelamento seja investigado, já que há suspeita de que tenha sido provocado de forma intencional.
Investigação
Enquanto isso, o caso caminha para uma ação criminal contra o policial que atropelou o brasileiro. De acordo com os advogados que representam a família da vítima, o agente precisou passar por exames toxicológicos para identificar se estava sob efeito de alguma substância química no dia do acidente.
Policial, que segundo Anderson Davi, dirigia o carro que atingiu João na Irlanda.
Anderson Davi/Arquivo pessoal
“Eles (da Gsoc) já falaram que o caso está sendo transformado em processo criminal. Está sob investigação, mas acreditamos que vá ser uma investigação transparente e vamos lutar por justiça até o final”, afirma a advogada brasileira Allana Hughes.
Ela e Sheila Ferreira, além de um advogado irlandês, se reuniram com a Comissão do Provedor de Justiça da Garda Síochána (GSOC), uma espécie de corregedoria local, na última semana.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Adicionar aos favoritos o Link permanente.