O cargueiro é a maior aeronave já produzida no Brasil e principal produto da divisão de Defesa da fabricante brasileira. Embraer inaugura simulador de voo para avião cargueiro C-390.
Divulgação/Embraer
A Embraer inaugurou, nesta quinta-feira (15), o primeiro simulador de voo para o avião cargueiro C-390 Millennium, em São José dos Campos, no interior de São Paulo.
A cerimônia de inauguração contou com a presença de representantes da Força Aérea Brasileira (FAB), da Força Aérea Portuguesa, assim como representantes da Rheinmetall, fabricante do simulador com sede na Alemanha.
O cargueiro é a maior aeronave já produzida no Brasil e principal produto da divisão de Defesa da fabricante brasileira. Além da Força Aérea Brasileira, a Embraer tem como clientes do cargueiro países como Portugal, Hungria e Holanda.
Segundo a empresa, o simulador atenderá a demanda de clientes atuais e futuros por treinamento básico e avançado de pilotos. O equipamento permite a prática segura de manobras e procedimentos de emergência, além de simular condições adversas de voo.
De acordo com a Embraer, o simulador de voo do C-390, com qualificação de nível D, inclui a operação em condições normais e emergenciais, pacote para suporte em operações militares e conta com mais de 350 simulações de falhas. Brasil, Portugal e Hungria serão os primeiros países a utilizar o equipamento.
Cargueiro C-390, da Embraer
Embraer/Divulgação
Como é o cargueiro?
A aeronave C-390 é um projeto da FAB com a Embraer para produção de um avião de transporte militar tático que representa um avanço significativo em termos de tecnologia e inovação para a indústria aeronáutica brasileira.
A Embraer oferece também a versão do cargueiro com reabastecimento em voo, como é o caso dos modelos entregues à Força Aérea Brasileira. Nestes casos, as aeronaves são batizadas como KC-390.
A aeronave foi usada, por exemplo, no resgate de brasileiros que deixaram Ucrânia após o início da guerra com a Rússia em 2022.
C-390 da Embraer
Embraer/Divulgação
O cargueiro começou a ser desenvolvido em 2009, na unidade da Embraer em Gavião Peixoto (SP). Ele foi projetado para estabelecer novos padrões em sua categoria, com menor custo operacional e flexibilidade para executar uma ampla gama de missões: transporte e lançamento de cargas e tropas, reabastecimento aéreo, busca e resgate e combate a incêndios florestais, entre outras.
Com turbinas a jato, o C-390 pode alcançar a velocidade de 850 km/h. Uma aeronave poderá decolar de Brasília e chegar sem escalas a qualquer capital brasileira com 23 toneladas de carga, sua capacidade máxima.
C-390 da Embraer
Embraer/Divulgação
O compartimento de carga tem 18,54 metros de comprimento, um pouco maior que uma quadra de vôlei. A largura é de 3,45 metros e a altura é de 2,95 metros. O espaço é suficiente para acomodar equipamentos de grandes dimensões, além de blindados, peças de artilharia, armamentos e até aeronaves semi-desmontadas.
Também poderão ser levados 80 soldados em uma configuração de transporte de tropa, 64 paraquedistas, 74 macas mais uma equipe médica ou ainda contêineres, carros blindados e outros equipamentos.
C-390 da Embraer
Embraer/Divulgação
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