Responsável por 40 mil atendimentos por mês na cidade, a INCS é investigada pela Polícia Federal por desvio de dinheiro público, fraude em licitação e lavagem de dinheiro. A UPA do Alto da Ponte, em São José dos Campos, era administrada pelo INCS
Charles de Moura/PMSJC
A Prefeitura de São José dos Campos (SP) anunciou, na manhã desta terça-feira (5), que rompeu o contrato com a organização social de saúde INCS, responsável por 40 mil atendimentos mensais na cidade.
A organização social é investigada pela Polícia Federal por desvio de dinheiro público, fraude em licitação e lavagem de dinheiro.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão na região de Sorocaba
A empresa foi alvo de uma operação da PF chamada ‘Sepsis’, que aconteceu em parceria com auditores da Controladoria Geral da União (CGU), em Sorocaba (SP), no dia 23 de novembro.
A rescisão do contrato foi revelada em entrevista coletiva que contou com a participação do prefeito de São José, Anderson Farias (PSD), e da secretária de Saúde, Margarete Correia, no paço municipal na manhã desta terça.
De acordo com a prefeitura, um gestor municipal vai atuar nas unidades que eram atendidas pela organização nesta fase entre a rescisão e a contratação de uma nova administradora. Esse processo deve levar cerca de dois meses.
Ainda segundo a gestão municipal, a INSC é responsável por 45% dos pronto-atendimentos na rede municipal de saúde da cidade. São cerca de 40 mil atendimentos por mês.
A organização social de saúde administra, ao todo, oito unidades de São José dos Campos. São elas:
UPA do Alto da Ponte
UPA do Campo dos Alemães
UPA do Putim
UBS do Alto da Ponte
UBS do Campo dos Alemães
UBS do Santana
UBS do Jardim Telespark
UBS do Altos de Santana
O g1 entrou em contato com a INCS, mas não teve retorno até a última atualização da reportagem.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Prefeitura de São José rompe contrato com organização de saúde investigada pela PF
Adicionar aos favoritos o Link permanente.