Quatro cidades da região estão entre as 10 com maior exposição a crimes violentos em SP; veja quais


Novo relatório do Instituto Sou da Paz aponta aumento no número de cidades da região figurando no top 10 do Estado. Caraguatatuba lidera lista da região. Assassinatos, roubos e estupros são alguns dos critérios avaliados pelo Sou da Paz
Reprodução/Getty Images
Um relatório divulgado pelo Instituto Sou da Paz nesta semana apontou que quatro cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte figuram entre as 10 com maior exposição a crimes violentos no estado de São Paulo.
De acordo com o documento, as cidades da região com o maior Índice de Exposição a Crimes Violentos (IECV) são: Caraguatatuba, Cruzeiro, Ubatuba e Lorena – ou seja, duas no Vale Histórico e outras duas no Litoral Norte.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
O relatório tem como base os anos de 2021 e 2022 e mostra um aumento no número de cidades da região no ‘top 10’ entre os dois anos. Em 2021, três municípios figuravam entre as 10 (Caraguá, Cruzeiro e Lorena).
Segundo o balanço, entre as cidades da região, a com maior exposição aos crimes violentos é Caraguatatuba, que aparece na segunda colocação do ranking estadual, com um índice de 18,01. A cidade, que em 2021 aparecia na quarta colocação, só fica atrás de Peruíbe, que manteve o primeiro lugar nos dois anos.
Caraguatatuba (vista área da praia e do mar)
Divulgação/PMC
Cruzeiro, que, por sua vez, havia ficado em terceiro lugar no ranking de 2021, caiu uma posição no ano passado e foi a quarta cidade paulista com maior índice de exposição a esses crimes: 14,84.
O município do Vale Histórico é seguido por Ubatuba, que aparece na quinta colocação do ranking, com um índice de 14,33. O município foi o que mais saltou posições entre 2021 e 2022 na região, já que, no ano retrasado, havia ficado na 18ª posição.
A última cidade do Vale no top 10 é Lorena, que caiu três posições em 2022. Segundo o Sou da Paz, em 2021 o município havia ficado na sétima posição e, no ano passado, caiu para 10º, com um índice de 13,09.
Veja o top 10:
Peruíbe
Caraguatatuba (Posição em 2021: 4º)
Mongaguá
Cruzeiro (Posição em 2021: 3º)
Ubatuba (Posição em 2021: 18º)
Itapecerica da Serra
Itanhaém
Bertioga
Registro
Lorena (Posição em 2021: 7º)
O IECV é um índice que varia de 0 a 100 e é dividido em três partes: o ‘IECV Vida’, que considera as mortes violentas (homicídios dolosos e latrocínios); o ‘IECV Dignidade Sexual’, que considera os crimes de estupro; e o ‘IECV Patrimônio’, que considera crimes de roubo, roubos de veículos e roubos de carga.
Do outro lado da lista, entre as cidades com menores índices de exposição a crimes violentos, apenas uma cidade da região figurou entre as 10 do Estado: Bragança Paulista, que, com índice de 3,91, ficou na sétima posição em 2022.
Bragança Paulista ficou em 7º lugar do ranking das cidades com menores índices
Divulgação/Prefeitura de Bragança Paulista
Em 2021, Bragança Paulista já havia figurado entre as 10 com menores índices, mas havia ficado na 10ª colocação, tendo um índice de 3,74.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Adicionar aos favoritos o Link permanente.