Câmara de Taubaté aprova projeto que muda feriado de aniversário da cidade para 5 de fevereiro; entenda


Projeto de autoria do prefeito José Saud (MDB) prevê o feriado do aniversário da cidade em fevereiro, ao invés de 5 de dezembro, como era celebrado desde 2011, até que foi extinto no ano passado. Feriado de aniversário de Taubaté, em dezembro, havia sido criado em 2011
Divulgação/ Câmara de Taubaté
Os vereadores de Taubaté aprovaram, durante sessão ordinária na noite desta terça-feira (12), na Câmara Municipal, um projeto de lei que cria um novo feriado para celebrar o aniversário da cidade.
A proposta aprovada determina que o aniversário de Taubaté passe a ser celebrado no dia 5 de fevereiro e não mais no dia 5 de dezembro, como vinha sendo comemorado anualmente, antes do feriado ser extinto no ano passado. O projeto é de autoria do prefeito José Saud (MDB) e será encaminhado a ele para sanção.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Na justificativa do projeto, o prefeito José Saud se baseia em estudos de historiadores e explica que o dia 5 de dezembro foi a data em que Taubaté foi elevada à categoria de vila. No entanto, no dia 5 de fevereiro de 1942, Taubaté passou de vila para ‘cidade’.
“Aponta assim, a historiadora, que a comemoração oficial do aniversário de Taubaté, no dia 5 de dezembro, registra a sua elevação à categoria de Vila e não de sua fundação”, disse.
“Sem retirar a importância histórica de 5 de dezembro, data de elevação de povoado para Vila, e que, certamente, deve ser celebrada com festividades e eventos alusivos, o presente ordenamento propõe a correção da data de aniversário de Taubaté para o dia 5 de fevereiro”.
Antes da aprovação do projeto, os vereadores derrubaram, por 13 votos a 5, um parecer contrário da Comissão de Educação, Cultura e Turismo ao projeto. Os parlamentares também derrubaram uma emenda do vereador Serginho (PP), que tentava manter o feriado no dia 5 de dezembro.
Votaram a favor da alteração da data:
Adriano Coletor Tigrão (Cidadania);
Boanerge (PTB);
Douglas Carbonne (Republicanos);
Elisa Representa Taubaté (Cidadania);
Jessé Silva (PL);
João Henrique Dentinho (União);
Marcelo Macedo (MDB);
Neneca (PDT);
Nunes Coelho (Republicanos);
Paulo Miranda (MDB);
Prof. Edson (PSD);
Richardson da Padaria (União);
Rodson Lima Bobi (PSDB);
Talita Cadeirante (PSB); e
Vivi da Rádio (Republicanos).
Votaram contra a alteração da data:
Diego Fonseca (PSDB); e
Serginho (PP).
Câmara de Taubaté
Divulgação/ Câmara de Taubaté
Histórico
Em novembro do ano passado, os vereadores aprovaram um projeto de lei que extinguiu o aniversário de Taubaté, celebrado no dia 5 de dezembro.
Na ocasião, votaram a favor os vereadores Alberto Barreto (PRTB), Boanerge (PTB), Douglas Carbonne (Republicanos), Nunes Coelho (Republicanos), Vivi da Rádio (Republicanos), Jessé Silva (PL), Moises Luciano Pirulito (PL), João Henrique Dentinho (União), Richardson da Padaria (União), Marcelo Macedo (MDB) e Neneca Luiz Henrique (PDT).
Foram contrários ao projeto os vereadores Adriano Coletor Tigrão (Cidadania), Elisa Representa Taubaté (Cidadania), Diego Fonseca (PSDB), Rodson Lima Bobi (PSDB), Professor Edson (PSD), Serginho (PP) e Talita Cadeirante (PSB).
Prefeitura de Taubaté
Lucas Tavares/g1
Aniversário da cidade
O feriado municipal de 5 de dezembro foi criado em 2011 na cidade, por meio de um projeto do lei do ex-vereador Jeferson Campos.
Na época, o vereador considerou que assim como a capital, a cidade poderia ampliar seus feriados municipais de quatro para cinco, para incluir no calendário datas que são relevantes histórica e culturalmente para a comunidade.
O dia 5 de dezembro marca a data de elevação do povoado de Taubaté à categoria de vila e ficou conhecido como o dia de aniversário da cidade, sendo celebrado anualmente com shows e outras programações culturais para os moradores.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Adicionar aos favoritos o Link permanente.