Vice-presidente Geraldo Alckmin anuncia que Governo Federal vai abrir concurso com 50 vagas para o INPE


Anúncio foi feito na noite desta sexta-feira (16), em entrevista para a TV Vanguarda em Pindamonhangaba (SP). Vice-presidente Geraldo Alckmin anuncia que Governo Federal vai abrir concurso com 50 vagas para o INPE.
Reprodução/TV Vanguarda
O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), anunciou nesta sexta-feira (16) que o Governo Federal vai abrir 450 vagas em concurso público na área de pesquisa e tecnologia, sendo 50 vagas exclusivas para o Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (INPE) e 400 para o Ministério da Ciência e Tecnologia.
O anúncio foi feito na noite desta sexta-feira (16), em entrevista para a TV Vanguarda, em Pindamonhangaba. Alckmin cumpriu agenda na região, passando por Taubaté e Pinda, onde realizou uma palestra e participou de encontro com empresários e lideranças políticas.
“O Ministério da Gestão liberou para concurso público 50 vagas para o INPE. Na realidade, para o Ministério da Ciência e Tecnologia são mais de 400 vagas e para o INPE em São José, 50”, disse Alckmin.
No feriado de Corpus Christi, dia 8 de junho, o vice-presidente esteve no Vale do Paraíba de folga com a família e concedeu uma entrevista na TV Vanguarda, ao vivo no estúdio do Link Vanguarda em São José dos Campos.
Geraldo Alckmin concedeu entrevista ao Link Vanguarda.
Reprodução/TV Vanguarda
Na data, Alckmin foi questionado pelos jornalistas Ademir Ribeiro e Isadora Markus sobre a defasagem de servidores no INPE e os impactos para o setor aeroespacial.
Aos apresentadores, Geraldo reconheceu que não apenas o INPE, como também o IBAMA e a Anvisa estão com quadro de servidores aquém do necessário.
“Infelizmente, vários institutos federais de pesquisa, importantíssimos, como o INPE, IBAMA e Anvisa, tiveram funcionários que saíram aposentados, totalmente defasados. O governo fará concurso. Coisa de semanas (para anunciar o concurso)”, afirmou Alckmin na data.
Ainda não há mais informações sobre quando o concurso será aberto para inscrições. O g1 vai acompanhar as atualizações sobre o edital.
Vice-presidente Geraldo Alckmin cumpre agenda no Vale do Paraíba nesta sexta-feira (16)
JoãoRangel/Unitau
Agenda na região
Alckmin, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, visitou Taubaté e Pindamonhangaba, onde nasceu. Durante os compromissos no período da manhã, o vice-presidente falou sobre o repasse de verbas federais destinados à Saúde.
A visita do vice-presidente à região começou às 9h30, com participação no 14º Encontro Educacional da Associação das Instituições Municipais de Ensino Superior de São Paulo (Aimes/SP). O evento aconteceu na Universidade de Taubaté (Unitau), onde Alckmin se formou em medicina. No evento, ele ministrou uma palestra sobre políticas públicas nacionais.
Na universidade, o político ainda recebeu título de ‘Doutor Honoris Causa’, considerado o título mais importante concedido pela instituição de ensino para pessoas que tenham se destacado por sua contribuição à cultura, educação ou humanidade.
Em seguida, Alckmin teve agenda na Escola Técnica Estadual (Etec) de Pindamonhangaba para conversar com alunos e professores.
No início da tarde, o vice-presidente seguiu em Pindamonhangaba, onde se reuniu com empresários e lideranças políticas no Terminal Intermodal de Cargas Coruputuba. No local, o vice-presidente recebeu das mãos do prefeito de Pinda, Isael Domingues (PL), um documento solicitando um investimento de R$ 25 milhões no município.
Em seguida, Alckmin participou da Cerimônia pelo Dia da Educação Roberto Rocca, na fábrica Tenaris. No local, onde ficou até 16h30, o vice-presidente fez um discurso breve, ressaltando a importância da educação na vida dos jovens e no sucesso profissional dele.
Por volta de 16h40, Alckmin seguiu para o último compromisso agendado em Pinda: a inauguração do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), no bairro Crispim, marcado para às 17h. O evento também contou com a participação da ministra dos esportes Ana Moser e do campeão olímpico Arthur Zanetti.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Adicionar aos favoritos o Link permanente.