Informação foi confirmada pela PM em reunião nesta quinta-feira (21). Tribunal de Justiça determinou a remoção imediata de famílias do bairro. Ainda não há data para isso ser feito. Remoção de famílias do Banhado, em São José dos Campos, deve atingir cerca de 600 moradores
Pedro Melo/TV Vanguarda
A remoção de famílias do Jardim Nova Esperança, no Banhado, em São José dos Campos (SP), deve atingir cerca de 600 moradores da comunidade, de acordo com a Polícia Militar.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
A informação foi divulgada em uma reunião realizada na manhã desta quinta-feira (21). O encontro teve como objetivo definir o planejamento para a operação da desocupação da área demarcada do Banhado.
A reunião aconteceu Comando de Policiamento do Interior-1 e, além da PM, contou com a participação da Prefeitura de São José, Justiça, Defensoria Pública, Ministério Público e representantes dos moradores do bairro.
Durante o encontro, a Polícia Militar e a prefeitura responderam questionamentos feitos por autoridades. Foram apresentadas demandas para a remoção das famílias do Banhado.
Comunidade do Banhado em São José dos Campos (SP)
Reprodução/ TV Vanguarda
Uma data para a desocupação ainda não foi definida, mas, segundo a gestão municipal, a operação não deve acontecer no período de Natal e Ano Novo.
Segundo a Polícia Militar, é necessário que haja um cadastro atualizado com informações de cada morador que será removido do bairro. A prefeitura informou, na reunião, que esse cadastro está em andamento.
Outra questão discutida foi o local para onde as famílias removidas serão levadas. De acordo com a prefeitura, uma possibilidade é o galpão do Parque da Cidade.
LEIA TAMBÉM:
Justiça determina remoção imediata de moradores do Banhado
Entenda a disputa antiga entre prefeitura e moradores
Remoção de famílias deve ocorrer em 2024, afirma prefeito
Defensoria pede anulação de decisão da Justiça
Na quarta-feira (20), agentes municipais e oficiais de justiça identificaram 121 imóveis dentro da área do Parque Municipal do Banhado.
Na ocasião, houve uma confusão entre moradores do bairro e policiais militares, que acompanhavam topógrafos da prefeitura no local. Moradores ficaram feridos após o confronto.
Coronel Hugo Araújo Santos, da Polícia Militar
Pedro Melo/TV Vanguarda
SAIBA MAIS:
Moradores do Banhado realizam passeata contra decisão
PM e moradores se envolvem em confronto
TJ mantém remoção de famílias do bairro
Ministério da Justiça pede assistência da prefeitura a famílias removidas
Na reunião desta quinta, o coronel da PM Hugo Araújo Santos afirmou que a corporação não tem interesse em entrar em confronto com os moradores, mas que precisa aplicar a lei.
“O confronto não é interesse da Polícia Militar. Estamos preparados para isso porque somos responsáveis pela aplicação da lei e, se houver alguma resistência ou ameaça, vamos precisar (atuar). Mas é o último recurso”, disse.
121 imóveis foram identificados na área do Parque do Banhado, em São José
TJ mantém remoção
O Tribunal de Justiça negou o recurso da Defensoria Pública de SP e manteve a ordem de remoção imediata de moradores do Jardim Nova Esperança, no Banhado, em São José.
Banhado em São José dos Campos.
André Rosa/TV Vanguarda
O recurso foi negado pelo TJ na terça-feira (19), mesmo dia do pedido da Defensoria Pública, que queria anular a decisão que determina remoção das família do local.
A decisão da 2ª Câmara Reservada ao Meio Ambiente. O julgamento teve o magistrado Paulo Alcides como relator e contou com participação dos desembargadores Luis Fernando Nishi e Miguel Petroni Neto.
Presença da Polícia Militar no Banhado, em São José dos Campo (SP)
Zé Eymard/TV Vanguarda
Na manhã de quarta-feira (20), houve um confronto entre moradores do bairro e policiais militares, que acompanhavam topógrafos da prefeitura no local. Moradores ficaram feridos após o confronto.
Os agentes da gestão municipal foram ao bairro para fazer a demarcação da área, que deve indicar as famílias que serão atingidas pela decisão da Justiça que determina a remoção imediata de moradores.
A disputa entre moradores do Banhado e Prefeitura de São José se arrasta há anos. A prefeitura alega que a região é local de proteção ambiental, o que impede a regularização do loteamento.
PM e moradores se envolvem em confusão no Parque do Banhado em São José dos Campos, SP
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
é
Remoção de famílias do Banhado, em São José dos Campos, deve atingir cerca de 600 moradores
Adicionar aos favoritos o Link permanente.