Uma família de cinco pessoas segue morando no local. Eles passaram o Natal e também vão passar o Ano Novo no ginásio, já que ainda não conseguiram se mudar para aluguel. Mais de um mês após desocupação do Morro do Fórum, em Ubatuba, família segue morando em ginásio improvisado: ‘Situação difícil’
Arquivo pessoal
Mais de um mês após a desocupação do Morro do Fórum, em Ubatuba (SP), uma família de cinco pessoas segue morando no ginásio improvisado pela prefeitura da cidade para abrigar os moradores que precisaram deixar suas casas.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
O Morro do Fórum fica em uma área considerada de risco pela Defesa Civil. Por conta disso, a Justiça determinou a desocupação do bairro no dia 28 de novembro – leia mais detalhes abaixo.
No mesmo dia, 172 pessoas que moravam no Morro foram removidas para um abrigo provisório – o ginásio Benedito Pinho Filho, conhecido como Tubão. Das 172 pessoas, 167 já deixaram o ginásio. Parte conseguiu alugar imóvel na cidade com o auxílio-moradia disponibilizado pela prefeitura e outra parte foi para a casa de parentes.
Mais de um mês após desocupação do Morro do Fórum, em Ubatuba, família segue morando em ginásio improvisado: ‘Situação difícil’
Arquivo pessoal
Apenas cinco pessoas seguem no local. A família da Denise Silva, de 51 anos, até conseguiu locar um imóvel, mas ele só vai ficar disponível a partir do dia 3 de janeiro do próximo ano.
Por conta disso, ela ainda não conseguiu se mudar e segue no Tubão com os três filhos – de 14, 17 e 21 anos – e uma nora – de 22 anos.
“É uma situação muito difícil. Tenho um filho depressivo psicótico e um autista. A prefeitura não faz nada para ajudar. Não vem mais trazer comida e não vem ver como a gente está aqui”, afirma Denise, que atualmente está desempregada.
Mais de um mês após desocupação do Morro do Fórum, em Ubatuba, família segue morando em ginásio improvisado: ‘Situação difícil’
Arquivo pessoal
Além da falta de apoio, ela reclama também da falta de estrutura do Tubão. O ginásio, inclusive, foi alvo de contestação por parte da maioria dos moradores, que dizem que o local é extremamente quente e oferece condições precárias.
“Muito quente. Parece um forno, uma sauna. Tenho só dois ventiladores aqui e não dá conta, ainda mais agora (verão). Tiraram geladeira, freezer, e eu já tinha perdido todos os meus móveis na mudança. Praticamente tenho só colchão.”
A família, que tem vivido de doação, passou o Natal no ginásio e também vai passar o Ano Novo.
“No Natal minha filha trouxe comida e consegui fazer uma ceia. No Ano Novo não vai se vai ter isso. Mas todo dia tem sido difícil. Eu compro um salgado para gente comer de dia, e de noite um restaurante doa quatro marmitas”, lamenta Denise.
Mais de um mês após desocupação do Morro do Fórum, em Ubatuba, família segue morando em ginásio improvisado: ‘Situação difícil’
Arquivo pessoal
Em comunicado publicado no site oficial na última quarta-feira (27), a Prefeitura de Ubatuba informou que a data limite para os moradores ocuparem o Tubão, conforme o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), era dia 21 de dezembro.
Apesar disso, prorrogou o prazo para 3 de janeiro, data em que Denise e a família vão conseguir se mudar para o imóvel alugado.
Ainda segundo o comunicado, todos os moradores que passaram pelo ginásio foram recadastrados e receberam assistência social e psicológica, alimentação e itens de higiene.
O g1 questionou a gestão municipal em relação às reclamações da família da Denise, mas, até a última atualização da reportagem, não teve retorno.
Mais de um mês após desocupação do Morro do Fórum, em Ubatuba, família segue morando em ginásio improvisado: ‘Situação difícil’
Arquivo pessoal
Acordo da prefeitura
No início do mês, a Prefeitura de Ubatuba assinou um termo de ajustamento de conduta (TAC) firmando compromissos com as famílias do Morro do Fórum. O termo foi assinado entre o município e a Defensoria Pública.
Justiça impõe imediata desocupação e demolição de casas no Morro do Fórum, em Ubatuba
João Mota/TV Vanguarda
Veja as principais medidas firmadas no termo:
Disponibilizar auxílio-moradia aos moradores do Morro do Fórum que atendem aos critérios estabelecidos em lei durante 12 meses, podendo ser prorrogado por mais 12 meses;
Disponibilizar aos moradores alojados: quatro refeições diárias (café da manhã, almoço, café da tarde e jantar);
Disponibilizar água potável, colchões, roupas de cama e banho, itens de higiene, fraldas, leite, alimentação, medicamentos e transporte escolar às crianças e adolescentes;
Apresentar plano de atendimento habitacional para as famílias, referente a eventuais contemplações em programas habitacionais do Estado e União;
Apresentar relatório semanal, à Defensoria Pública, comprovando as medidas adotadas para cumprimento das obrigações previstas.
Prefeitura faz acordo para atender famílias do Morro do Fórum em Ubatuba
Por meio de nota, a Defensoria Pública de SP confirmou a assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a prefeitura para implementar medidas de atendimento habitacional emergencial provisório para mais de 90 famílias do “Morro do Fórum”.
Segundo o órgão, até a desocupação, não havia sido garantida qualquer medida de apoio ou auxílio habitacional para as famílias desalojadas.
Calor e estrutura precária: ginásio em Ubatuba abriga moradores de forma improvisada
Morro do Fórum
O Morro do Fórum fica na região do bairro Estufa 2 e é considerada pela Defesa Civil como uma área de risco. A situação das casas na região é irregular.
Segundo a liderança da área, 173 famílias viviam no Morro do Fórum, sendo:
133 crianças;
50 idosos;
Oito pessoas com deficiência;
Mais de 100 animais.
No dia 28 de novembro, os moradores iniciaram a desocupação do bairro após determinação da Justiça. Equipes da Polícia Militar participaram da ação para retirada dos moradores, que aconteceu de forma pacífica.
Morro do Fórum, em Ubatuba
João Mota/TV Vanguarda
Além de disponibilizar o ginásio de esportes, a Prefeitura de Ubatuba informou, na ocasião, que disponibilizou ônibus e vans para realizar o transporte dos ocupantes até um local indicado por eles ou para o Tubão.
Ginásio em Ubatuba abriga 214 moradores de forma improvisada
Reprodução/ TV Vanguarda
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Mais de um mês após desocupação do Morro do Fórum, família segue morando em ginásio improvisado em Ubatuba: ‘Situação difícil’
Adicionar aos favoritos o Link permanente.