Carcaça de baleia é encontrada em praia em São Sebastião, no Litoral Norte de SP


Animal não teve a espécie identificada e foi enterrado na Praia da Enseada, onde foi encontrado, nesta quinta-feira (4). Carcaça de baleia foi encontrada na Praia da Enseada, em São Sebastião, SP
Divulgação/Instituto Argonauta
Menos de um mês após a localização de duas baleias mortas em praias do Litoral Norte de São Paulo, mais uma carcaça do mamífero foi encontrada – desta vez em São Sebastião (SP), nesta quarta-feira (3).
De acordo com o Instituto Argonauta, uma equipe foi acionada por volta das 9h30 através de uma ocorrência relatando o encontro da carcaça na parte rasa da Praia da Enseada.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
No local, os agentes do Instituto localizaram a carcaça de uma baleia de 7 metros, sem identificação da espécie. O animal já estava em estado avançado de decomposição e, segundo o Argonauta, não foi possível, a princípio, determinar a causa da morte.
Carcaça de baleia foi encontrada na Praia da Enseada, em São Sebastião, SP
Divulgação/Instituto Argonauta
Os agentes do Argonauta conseguiram coletar alguns pedaços de músculo, gordura e pele do animal para análises genéticas que devem determinar a espécie e o sexo da baleia morta.
Diferentemente das duas baleias encontradas em dezembro no litoral, que foram ancoradas, o animal encontrado nesta semana foi enterrado na praia nesta quinta-feira (4).
Baleia encontrada morta em Ubatuba, SP
Divulgação/Instituto Argonauta
Baleias encontradas
Em dezembro do ano passado, duas baleias foram encontradas mortas no Litoral Norte de SP em menos de 24 horas. A primeira delas foi localizada na Ilha Anchieta, próxima à Praia do Sul, em Ubatuba.
Já a segunda, encontrada no dia seguinte, foi localizada na Praia da Ponta Azeda, em Ilhabela. Ambas as baleias foram ancoradas no mar, para decomposição natural no ecossistema. A ancoragem é tida como uma espécie de ‘funeral’ do animal.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Adicionar aos favoritos o Link permanente.