O valor é para a venda de onze aviões da Embraer para a empresa americana Alaska Air Group. Onze jatos E175 serão vendidos com o financiamento.
Divulgação/Embraer
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou, na tarde desta segunda-feira (19), o financiamento no valor de R$ 1,3 bilhão para a exportação de onze jatos comerciais da Embraer.
Segundo o BNDES, aeronaves da família E-175 serão vendidas para a empresa aérea americana Alaska, quinta maior companhia aérea dos Estados Unidos. O financiamento cobrirá parte do investimento total da companhia para a compra dos jatos.
Esse é o primeiro financiamento do BNDES para a exportação de aeronaves para a Alaska Air Group, empresa que opera duas companhias aéreas: Alaska Airlines e Horizon Air Industries. A previsão é que as aeronaves sejam entregues ainda entre 2023 e 2024 para a Horizon, subsidiária da Alaska.
O financiamento se dará por meio do BNDES Exim Pós-embarque, com desembolsos realizados em reais no Brasil em favor da Embraer. A Horizon (importadora) assumirá o compromisso de pagamento em dólares ao BNDES, gerando divisas nessa moeda para o Brasil.
Por meio de nota, o BNDES destacou que o setor aeronáutico é considerado estratégico devido ao seu alto valor agregado em conteúdo tecnológico, inovação e capacitação de mão de obra e que, como de praxe, nas operações diretas do setor aeronáutico, as próprias aeronaves serão utilizadas como principais garantias do financiamento.
A Alaska Airlines Group atende mais de 120 destinos em toda a América do Norte e Central, incluindo Havaí, Canadá, México, Costa Rica e Belize.
Vista da sede da Embraer, em São José dos Campos, interior de SP
Luis Lima Jr./Futura Press/Estadão Conteúdo
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região
BNDES aprova financiamento de R$ 1,3 bilhão para exportação de aviões da Embraer
Adicionar aos favoritos o Link permanente.