Artur Simão tirou nota máxima em ‘Matemática e suas tecnologias’ no Enem 2023. Ao g1, ele revelou promessa feita por professor. Artur, que já ganhou medalhas em matemática, gabaritou na disciplina no Enem 2023
Arquivo pessoal
Os resultados individuais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 foram divulgados nesta terça-feira (16) e mostraram que, ao todo, 60 candidatos tiraram a nota máxima na redação – um dos principais pontos de avaliação do Exame.
No entanto, em outras disciplinas, alunos de diversos lugares do país também se deram bem. No Vale do Paraíba, por exemplo, foi o caso do estudante Artur Gomes Simão, de 17 anos, morador de São José dos Campos, que ‘gabaritou’ em matemática.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Artur foi aluno do Instituto Alpha Lumen, em São José, do primeiro ao último ano do Ensino Médio. Segundo ele, a preparação aconteceu através de aulas e revisões, além de horas a mais estudando na internet.
“Eu me preparei para o Enem principalmente através das aulas e revisões que meus professores passavam na minha escola. Nas matérias que tinha mais dificuldade, eu estudava algumas horas a mais vendo videoaulas”, contou.
Segundo o estudante, a nota máxima em matemática no Enem foi uma ‘surpresa’, já que, nos simulados anteriores à prova, sempre ficava uma ou outra questão incorreta.
“Eu não fazia a menor ideia que ia conseguir gabaritar em matemática. Todos os simulados que eu fazia na minha escola, eu sempre acabava errando umas questões e nunca conseguia acertar tudo de uma vez, então pensava que ia ser a mesma coisa na prova do Enem”, disse.
“Quando terminei a prova, eu desconfiei que gabaritei porque tinha conseguido fazer todas as questões sem muitas dúvidas, mas só fui acreditar um pouco mais no dia seguinte, quando eu e meus amigos corrigimos a prova com vários extraoficiais e em todos minhas respostas e do meu amigo, que também gabaritou matemática, estavam dando certo. A partir daí meus amigos já estavam todos acreditando no resultado”.
Artur (à esq.) ao lado do professor e amigos durante premiação
Arquivo pessoal
Promessa do professor
O alcance da nota máxima em matemática no Enem teve um estímulo a mais: uma promessa feita pelo professor de Artur, José Lucivaldo Leite da Silva, que afirmou que rasparia a cabeça caso um dos alunos acertasse todas as questões da disciplina.
“Minha família e meus professores também ficaram muito contentes com o resultado, principalmente meu professor de matemática, ‘Zé’, que cumpriu a promessa que iria raspar o cabelo se alguém tivesse acertado todas as questões – e foi surpreendido com dois gabaritos”, revelou.
Estudante raspa a cabeça de professor após gabaritar em matemática no Enem
Segundo Artur, o gosto pela matemática surgiu desde cedo. Na adolescência, ele percebeu que tinha facilidade com a disciplina e passou a se dedicar mais à matéria.
“Eu sempre gostei bastante de matemática. Desde mais ou menos o meu sexto ano eu descobri que tinha certa facilidade para entender a matéria, então comecei a me interessar mais por ela e me esforçar mais quando precisava”, explicou o estudante, que acumula medalhas na disciplina.
“A partir daí comecei a participar de algumas olimpíadas de matemática, como canguru e outras, e consegui ganhar medalhas em várias delas”, revelou.
Agora, Artur afirmou que pretende cursar Engenharia da Computação. A escolha pelo curso foi decidida no início de 2023.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Estudante gabarita em matemática e professor ‘paga promessa’ raspando a cabeça no interior de SP
Adicionar aos favoritos o Link permanente.