Transporte público opera normalmente após ataques a ônibus em São José dos Campos


Quatro ataques a veículos do transporte público da cidade foram registrados desde a noite de quinta-feira (18). Forças policiais seguem reforçando linhas nesta segunda. Imagem de arquivo – ônibus em São José dos Campos
Claudio Vieira/PMSJC
As linhas do transporte público de São José dos Campos (SP) funcionam normalmente nesta segunda-feira (22), após a série de ataques registrados contra ônibus na cidade.
Desde quinta-feira (18), quatro veículos foram invadidos e incendiados em São José. Cinco pessoas foram presas. A suspeita é que os ataques tenham acontecido em protesto a morte de um homem em confronto a PM – leia mais detalhes abaixo.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
5 pessoas são presas por ataque aos ônibus
A informação de que o serviço está normalizado foi confirmada pela prefeitura e pela Joseense Transportes, responsável pelas frotas. Segundo a empresa, todas as linhas voltaram a operar no domingo (21).
De acordo com a gestão municipal, as forças policiais – com reforço da Tropa de Choque de São Paulo, Baep e Guarda Civil Municipal – seguem atuando em conjunto para evitar novas ocorrências.
A prefeitura informou ainda que é importante que as pessoas acionem o 190 imediatamente caso novos ataques aconteçam, para que a Polícia Militar possa chegar ao local da ocorrência o mais rápido possível.
Ataques foram registradas na Zona Leste
Bruna Capasciutti/TV Vanguarda
Ataques
O primeiro ataque aconteceu na noite de quinta-feira (18). Segundo o Corpo de Bombeiros, o ônibus foi incendiado por volta das 21h40, no bairro Jardim Coqueiro. Um vídeo mostra a ação dos criminosos:
Ônibus circulam normalmente em São José
O segundo ataque aconteceu na sexta-feira (19), perto da Praça Primeiro de Maio, no Novo Horizonte. O veículo foi tomado pelas chamas e ficou destruído.
O Corpo de Bombeiros informou que foi acionado por volta das 15h40 para atender a ocorrência e que, no local, o ônibus já estava ‘tomado pelas chamas’.
Em menos de 24h, segundo ônibus é incendiado na Zona Leste de São José
Depois, um terceiro ônibus foi atacado. O veículo da linha 202 (Bom Retiro/Terminal Central) sofreu a tentativa de incêndio próximo à avenida Tancredo Neves.
Neste caso, a Joseense Transportes informou que a tentativa “foi prontamente impedida pela empresa sem ocasionar grandes danos ao carro”.
O último caso aconteceu no sábado (20), quando um ônibus da linha 243, que faz o itinerário Santa Maria – Jardim São José – Coqueiro x avenida Engenheiro Francisco José Longo foi alvo de ataques.
Três homens encapuzados e armados atearam fogo no ônibus. O incêndio foi rapidamente controlado com a ajuda da população. O ônibus sofreu alguns danos internos. Ninguém ficou ferido em nenhum dos casos.
Cinco presos
Cinco homens foram presos preventivamente suspeitos de incendiarem ônibus em São José. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), três homens foram reconhecidos por vítimas ainda na sexta-feira (19) e detidos.
Cavalaria da Polícia Militar em operação na Zona Leste de São José após ataques a ônibus
Divulgação/Polícia Militar
Além deles, outros dois homens, de 26 e 55 anos, também foram presos preventivamente na noite de sábado (20).
De acordo com a SSP, o homem de 26 anos foi identificado como um dos que atearam fogo no coletivo em São José. Ele foi encontrado e preso em flagrante.
Já o homem de 55 anos foi levado à delegacia, onde prestou esclarecimentos e revelou que havia dado carona aos suspeitos. Ele também foi detido em flagrante.
Ônibus ficou destruído após ser incendiado na tarde desta sexta em São José dos Campos, SP
Bruna Capasciutti/TV Vanguarda
Morte em confronto com policiais
Um homem de 34 anos foi morto ao trocar tiros com policiais militares na tarde de terça-feira (16), em São José dos Campos.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública, o homem reagiu a abordagem e atirou contra os policiais, que revidaram com disparos.
O caso foi registrado na Central de Flagrantes de São José dos Campos.
Divulgação/Prefeitura
O caso aconteceu por volta das 16h30, na rua Ayrton Senna da Silva, que fica no bairro Jardim São José II.
Uma equipe da Polícia Militar fazia patrulhamento no local, quando abordou um suspeito. O homem reagiu e atirou contra a equipe, que revidou. Nenhum policial foi atingido.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Adicionar aos favoritos o Link permanente.