A moradora de Taubaté foi internada na UPA Central da cidade no começo do mês com dores de cabeça. No domingo (21), ela foi encaminhada para a Santa Casa de Aparecida para receber acompanhamento com um neurologista, mas a unidade não conta com essa especialidade. Paciente aguardando especialista é transferida por engano
Uma paciente de Taubaté (SP) que aguardava atendimento com neurologista viajou mais de 43 quilômetros para receber acompanhamento especializado em Aparecida, mas descobriu que foi transferida por engano quando chegou ao local.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
A vendedora Natércia Rocha, de 30 anos, estava internada há 16 dias na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central de Taubaté, onde aguardava o atendimento especializado.
Paciente é transferida de hospital por engano em viagem de mais de 43 km no Vale do Paraíba
Reprodução/TV Vanguarda
Em entrevista à Rede Vanguarda, ela contou que lida com enxaqueca há dois anos e que sentiu fortes dores na cabeça, com dormência no braço esquerdo, no dia 4 de janeiro. Por conta dos sintomas, foi internada no dia 6 na UPA Central.
Na unidade, os médicos disseram à paciente que ela teve um caso de cefaleia grave e trombose venosa. Por isso, precisaria de acompanhamento com um médico neurologista.
“Expliquei meu histórico para a médica (da UPA Central) e ela entendeu o seguinte: ‘vamos dar entrada na sua internação porque você precisa tratar com um neurologista’. Perguntou se eu estava disposta a esperar pela vaga e eu disse que sim”, explica Natércia.
UPA Central de Taubaté
Reprodução/TV Vanguarda
Na noite deste domingo (21), Natércia recebeu a informação de que havia conseguido uma vaga especializada em neurologia na Santa Casa de Aparecida, para onde acabou sendo transferida em uma ambulância da Prefeitura de Taubaté.
A vaga seria fornecida via Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS), sistema da Secretaria Estadual de Saúde, do Governo de São Paulo.
Ao chegar na unidade, porém, descobriu que o local não contava com essa especialidade e que houve um engano no procedimento para transferência.
Santa Casa de Aparecida
Reprodução/TV Vanguarda
A vendedora afirma que agora aguarda que o problema seja resolvido, o que precisa acontecer o quanto antes. Isso porque a paciente tem um exame marcado em São José dos Campos nesta segunda-feira (22).
Ela reclama do descaso no atendimento. “Uma sensação horrível de ficar sozinha aqui, sem ninguém da minha família.”
Leia mais notícias do Vale do Paraíba e região
O que dizem as partes?
Em nota enviada ao g1, a Santa Casa de Aparecida informou que houve uma falha de sistemas, e que Natércia foi transferida para a unidade para passar por avaliação com neurologista, especialidade que o hospital não oferece.
Ainda de acordo com a Santa Casa de Aparecida, a paciente deve retornar ao hospital de origem ainda nesta segunda.
A Prefeitura de Taubaté informou que Natércia deu entrada na UPA Central, foi inserida no Cross e aceita na Santa Casa de Aparecida, para onde foi encaminhada. A gestão municipal reforçou que a transferência aconteceu com o aceite da paciente e da família.
UPA Central e pronto-socorro de Taubaté
Reprodução/TV Vanguarda
A prefeitura disse ainda que a Secretaria de Saúde vai busca-la em Aparecida nesta segunda-feira (22), leva-la para a realização do exame de São José dos Campos, e depois encaminha-la novamente à Santa Casa de Aparecida.
A Secretaria de Saúde do Estado informou que o PS de Taubaté solicitou uma vaga de clínica médica para a paciente, que foi aceita em Aparecida. Mas que, quando ela chegou no hospital, foi avaliado que o quadro era mais grave e que precisaria de atendimento especializado – por isso, ela foi inserida ontem no Cross, dessa vez sim, para a especialidade de neurocirurgia.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Paciente é transferida de hospital por engano em viagem de mais de 43 km no Vale do Paraíba
Adicionar aos favoritos o Link permanente.