Antes comemorado no dia 5 de dezembro, o feriado de aniversário da cidade do Vale do Paraíba foi alterado para o dia 5 de fevereiro por conta de um contexto histórico. Vista aérea de Taubaté
Divulgação/ Câmara de Taubaté
Taubaté faz aniversário duas vezes no ano? O novo feriado celebrado nesta segunda-feira, 5 de fevereiro, tem causado essa dúvida em moradores da cidade após a data ser incluída no calendário oficial de feriados municipais.
A resposta é sim, segundo a Prefeitura de Taubaté. Apesar disso, a administração municipal explica que a mudança de feriado não altera os registros históricos e que a primeira data, 5 de dezembro (que não é mais feriado), continua sendo comemorada com atividades na prefeitura e sessão solene na Câmara.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Sede da Prefeitura de Taubaté
Divulgação/ Prefeitura de Taubaté
Na prática, as datas celebradas em Taubaté são:
5 de fevereiro, aniversário de quando a antiga vila foi elevada à condição de cidade, em 1842.
5 de dezembro, aniversário de quando Taubaté foi elevada à categoria de vila, em 1645.
O historiador Angelo Rubim discorda da alteração do feriado de aniversário e afirma que a mudança causa confusão nos moradores. Para ele, a data que deveria ser considerada como aniversário da cidade é o 5 de dezembro.
“Isso tem causado muita confusão. Eu não conheço nenhum caso de cidade que trocou essa data. Não conheço casos semelhantes a esse. A data de fundação da cidade é 5 de dezembro e esse deveria ser o aniversário”.
“Várias cidades passaram a ser cidades no dia 5 de fevereiro de 1842. Foi uma determinação que englobou diversas vilas que apresentavam requisitos para se tornaram cidade. Não é um caso específico de Taubaté. Por isso o correto é se comemorar a data de aniversário no dia de fundação, que no período colonial era quando o povoado se tornava vila”, completou.
Mudança por contexto histórico
O novo feriado de aniversário da cidade foi aprovado pelos vereadores e sancionado pelo prefeito José Saud (Progressistas), autor do projeto de lei, em dezembro do ano passado, passando a valer neste ano.
Na justificativa do projeto, Saud alegou que se baseou em estudos de historiadores para propor a mudança.
Ele argumentou que 5 de fevereiro foi o dia em que Taubaté passou de vila para cidade. Já o dia 5 de dezembro foi a data em que Taubaté foi elevada à categoria de vila.
“Sem retirar a importância histórica de 5 de dezembro, data de elevação de povoado para Vila, e que, certamente, deve ser celebrada com festividades e eventos alusivos, o presente ordenamento propõe a correção da data de aniversário de Taubaté para o dia 5 de fevereiro”, diz trecho do projeto aprovado.
Apesar de não ser mais feriado, o dia 5 de dezembro seguirá sendo celebrado, mas com a realização de eventos, como aconteceu em 2023, e com sessão solene na Câmara Municipal.
Leia mais notícias do Vale do Paraíba e região
Extinção do feriado do dia 5 de dezembro
O feriado do dia 5 de dezembro foi extinto em 2022, quando a Câmara aprovou um projeto do próprio prefeito José Saud, medida que passou a valer em 2023.
O feriado municipal havia sido criado em 2011, por meio de um projeto de lei do ex-vereador Jeferson Campos. Na época, ele argumentou que, assim como na capital paulista, o município podia ampliar os feriados municipais de quatro para cinco.
No projeto de lei, Saud argumentou que o contexto de pandemia trouxe reflexos para a economia e que a suspensão do feriado seria uma forma de “compensar as paralisações sofridas e fomentar a economia local”.
José Saud (Progressistas), prefeito de Taubaté
Laurene Santos/ TV Vanguarda
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Taubaté tem dois aniversários? Entenda novo feriado na cidade
Adicionar aos favoritos o Link permanente.