Governo de SP anuncia troca no comando da Polícia Civil no Vale do Paraíba


O delegado Waldir Antônio Covino Júnior deixa a direção do Deinter-1. Quem assume o cargo é o delegado Múcio Mattos Monteiro de Alvarenga. Delegado Múcio Mattos Monteiro de Alvarenga assume o Deinter-1
Reprodução/TV Vanguarda
A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo anunciou o delegado Múcio Mattos Monteiro de Alvarenga como novo diretor do Departamento de Polícia Judiciário do Interior (Deinter-1).
O Deinter-1 é responsável pelo comando da Polícia Civil na região do Vale do Paraíba. A troca foi publicada pelo Governo de São Paulo no Diário Oficial desta quarta-feira (7).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Até então, Múcio Mattos Monteiro de Alvarenga estava no comando da Delegacia Seccional de Mogi das Cruzes. Ele também já foi delegado seccional de São Sebastião, no Litoral Norte.
Ele substitui o então responsável pelo Deinter-1, Waldir Antônio Covino Júnior, que estava na função desde janeiro de 2023, quando mudanças foram anunciadas no início do mandado de Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Deic e Deinter 1, em São José dos Campos
Pedro Melo/TV Vanguarda
Leia mais notícias do Vale do Paraíba e região
Dados da criminalidade na região
Em 2023, a região do Vale do Paraíba registrou uma queda de 12% no número de mortes violentas em 2023. Foram 330 casos no ano passado, contra 378 em 2022. Apesar da queda nos índices, a região segue sendo a mais violenta do interior do estado de São Paulo.
Vale do Paraíba segue sendo a região mais violenta do interior de São Paulo
Reprodução/TV Gazeta
Além disso, o Vale do Paraíba registrou no ano passado um aumento no número de casos de estupro, que passa a ser também um dos desafios da Polícia Civil na região. Confira abaixo:
Estupro:
Casos em 2023: 208
Casos em 2022: 178
Variação: aumento de 16%
Estupro de vulnerável:
Casos em 2023: 585
Casos em 2022: 546
Variação: aumento de 7%
Em 2023, o Vale do Paraíba também registrou os menores números de roubos e roubos de veículos desde o início da série histórica. O registro passou a ser feito em 2001. Veja abaixo:
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Adicionar aos favoritos o Link permanente.