Prefeitura de São Sebastião contrata IPT para atualizar áreas de risco após tragédia


Objetivo é que o estudo atualize o número de áreas de risco na cidade. Esse número aumento após os deslizamentos de terra que mataram 64 pessoas em fevereiro do ano passado. Prefeitura de São Sebastião contrata IPT para identificar novas áreas de risco após tragédia
Luciano Vieira | PMSS
A Prefeitura de São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo, contratou o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) para atualizar as áreas de risco da cidade após a tragédia de fevereiro do ano passado.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
A ordem de serviço foi assinada na última terça-feira (6). A medida faz parte da revisão do Plano Municipal de Redução de Risco e tem como objetivo realizar um estudo para identificar novas áreas de risco em São Sebastião.
De acordo com a prefeitura, os deslizamentos de terra causados pela chuva histórica na tragédia de 2023 – que provocaram a morte de 64 pessoas – aumentaram o número de áreas de risco.
Prefeitura de São Sebastião contrata IPT para identificar novas áreas de risco após tragédia
Luciano Vieira | PMSS
Agentes do IPT, da Defesa Civil, da Secretaria de Segurança Urbana se reuniram no município nesta semana para definir o plano de trabalho que visa analisar as áreas e as encostas, o grau de risco e o número de moradores afetados.
Feito pelo próprio IPT em 2019, o último levantamento havia identificado 21 áreas e 86 setores ao longo da cidade antes da tragédia. Porém, após a tragédia, é certo que novas área surgiram por conta dos escorregamentos de terras.
Leia mais notícias do Vale do Paraíba e região
Desde a catástrofe, agentes da Defesa Civil têm monitorado esses locais. São pelo menos 693 cicatrizes nos morros em áreas com e sem moradias.
Durante o estudo, o instituto usará drones para identificar com detalhes as possíveis alterações e refazer as cartas geológicas onde houver necessidade. O trabalho é acompanhado por um geólogo ou um engenheiro civil ou ambiental.
Prefeitura de São Sebastião contrata IPT para identificar novas áreas de risco após tragédia
Luciano Vieira | PMSS
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Adicionar aos favoritos o Link permanente.