Bloco Juca Teles recepciona foliões com tradicional mesa de café em São Luiz do Paraitinga; FOTOS

‘Café do Juca’ dá início à concentração do bloco, que sai para a folia na cidade ao meio-dia deste sábado (10). Cidade espera receber milhares de turistas. Uma mesa farta de café da manhã foi montada para receber os foliões que começaram a chegar em São Luiz do Paraitinga (SP), na manhã deste sábado (10). Tradição da cidade, o ‘Café do Juca’ é organizada pelo bloco Juca Teles para recepcionar moradores e turistas todos os anos.
A refeição, com muito café, queijo, bolos e pães, começou por volta de 8h e é oferecida de graça. Amigos do Benito Campos, fundador do bloco, e também voluntários, levam pratos típicos da cidade, para o café comunitário na praça do chafariz, perto da igreja do Rosário.
O café dá início à concentração e aquecimento para o bloco do Juca Teles, que vai desfilar a partir do meio-dia deste sábado. A expectativa da prefeitura é receber milhares de foliões.
Para Benito Campos, o café comunitário é uma forma de retribuir o carinho por quem vai até a cidade para celebrar a folia.
“O café é fundamental. O Juca Teles era oficial de justiça, percorria o município todo e ele gostava de ser recebido com café com queijo, né? E ele retribuía quando as pessoas da Zona Rural vinham pra cidade, ele retribuía na casa dele com café com queijo. O café tem esse sentido de retribuição, receber bem quem vem pra festa”, explicou.
A Lourdes do Santos, de 61 anos, nasceu em São Luiz do Paraitinga e atua como técnica de enfermagem na área da saúde do município. No carnaval, ela deixa o jaleco de lado para se dedicar a outros cuidados: o de servir o Café do Juca Teles. São mais de 30 anos dedicados a servir o café — uma tradição.
“A gente chega às 4h, colocamos água para ferver e aí começamos a cortar os bolos. Às 5h30 a equipe começa a chegar, todo mundo se ajuda. É a nossa tradição há muitos anos. Fui nascida e criada em São Luiz. Somos uma família como um todo. É muita emoção, a gente vê o povo e isso cativa a gente!”, contou Lourdes.
O bloco Juca Teles foi criado em 1983, como uma homenagem a esse personagem ilustre que faleceu em 1962. Ele foi promotor de justiça e um grande símbolo da luta pela preservação da cultura de São Luiz do Paraitinga. Para o bloco, os foliões tradicionalmente vestem roupas coloridas, cartola e tiara.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Adicionar aos favoritos o Link permanente.