As buscas duraram cinco dias e envolveram equipes da Força Aérea Brasileira, Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, que percorreram mais de 2.300 km² de área na tentativa de localizar a aeronave desaparecida. Equipes buscam por avião desaparecido no AM
Após cinco dias de intensas buscas, os destroços da aeronave de matrícula PT-JCZ, que havia desaparecido no município de Manicoré, no interior do Amazonas, foram localizados na tarde de quarta-feira (25), feriado de Natal. A aeronave foi encontrada em uma área de floresta densa e de difícil acesso. A informação foi confirmada ao g1 pela Prefeitura de Manicoré, que lamentou, em nota, o trágico acidente aéreo ocorrido na última semana.
Conforme a Prefeitura de Manicoré, foram confirmadas duas mortes: o piloto Rodrigo Boer e o passageiro Breno Braga Leite.
Ao g1, a última atualização feita pela Força Aérea Brasileira (FAB), às 12h27 (horário de Manaus), informou que as equipes de busca haviam coberto 2.327 km² de floresta desde o último sábado (21). A operação continuava concentrada na região, com 16 horas e 26 minutos de voo entre os dias 21 e 24 de dezembro. Até aquele momento, não havia ocorrido avistamento da aeronave.
A reportagem voltou a questionar a Força Aérea Brasileira sobre a localização dos destroços da aeronave, mas, até a publicação desta matéria, não obteve retorno.
As buscas pelo avião desaparecido, lideradas pela FAB, contaram também com o apoio das equipes da Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Na véspera de Natal, o governo estadual informou o envio de uma nova equipe de bombeiros, equipada com cães farejadores, para reforçar as buscas.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
O piloto Rodrigo Boer Machado, de 29 anos, natural de Fernandópolis (SP) e residente em São José do Rio Preto (SP), foi uma das vítimas fatais do acidente aéreo. Ele havia viajado ao Amazonas a trabalho, mas não forneceu detalhes sobre a missão.
De acordo com a FAB, o avião desaparecido não possuía plano de voo registrado e não foi detectada pelos radares de controle de tráfego aéreo. Segundo as investigações da Força Aérea, familiares do piloto relataram que o GPS Garmin que ele usava indicava as últimas posições ao Sudeste de Manicoré.
Equipes buscam por avião desaparecido no Amazonas.
Divulgação
LEIA TAMBÉM
👨🏻✈️ Piloto de Fernandópolis estava em avião que desapareceu no interior do Amazonas; família relata desespero
🛩️ Buscas aéreas por avião desaparecido já cobriram mais de 2,3 mil km² de floresta no AM, diz FAB
Rodrigo Boer Machado de 30 anos, que era um piloto tripulante da aeronave que desapareceu no interior do Amazonas
Arquivo pessoal
O caso
O desaparecimento da aeronave ocorreu próximo à comunidade Boca do Rio, a cerca de 7 km da sede de Manicoré, mas a localização exata ainda não foi confirmada devido à dificuldade de acesso na região.
Uma das moradoras da comunidade contou à Prefeitura de Manicoré que, por volta das 8h da sexta-feira, ouviu um barulho estranho vindo da aeronave que sobrevoava o local. Segundos depois, ela relata ter escutado um forte estrondo.
“A gente estava tomando café, o avião vinha com uma ‘zoada’ estranha e esse avião saiu passando. Eu falei para o meu marido: ‘olha esse avião, parece que está falhando’. Eu fui olhar e, quando levantei da mesa, só ouvimos o estrondo”, relatou a moradora, identificada apenas como Raimunda.