Universidade informou que a decisão aconteceu após análise das condições estabelecidas para o Sisu, que proibiu a bonificação para estudantes do estado. Universidade Federal de Rondonopólis (UFR)
UFR
A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) não utilizará o Sistema de Seleção Unificada (SISU) a partir de 2025 e passará a usar um sistema de seleção próprio para adesão dos próximos estudantes na instituição. A decisão foi anunciada pela reitora Analy Castilho Polizel de Souza, nesta sexta-feira (27).
Segundo a instituição, a decisão aconteceu após análise das condições e diretrizes estabelecidas para o SISU, que optou pela não utilização da bonificação de 15% na nota dos candidatos que cursaram ensino médio no estado.
“A bonificação é uma ferramenta fundamental para corrigir desigualdades históricas, garantindo maior acesso ao ensino superior para populações menos favorecidas. […] Um mecanismo essencial para a promoção do desenvolvimento regional e para a inclusão de estudantes”, disse.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
Bonificação de 15% excluída
O Ministério da Educação (MEC) excluiu, de forma definitiva, a medida que oferece bonificação de 15% da UFMT na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para estudantes que cursaram ensino médio em Mato Grosso, nesta quinta-feira (26).
Entenda a polêmica
No dia 21 de novembro, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) revogou a medida de 15% de bonificação na nota do Enem para candidatos que cursaram o Ensino Médio no estado após repercussão da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que declarou a concessão do bônus inconstitucional. Apesar disso, a UFR havia mantido o bônus.
Em resposta à suspensão na UFMT, pais e estudantes fizeram um abaixo-assinado, que contou com mais de 1,7 mil assinaturas no documento protocolado no site da universidade no dia 25 de novembro. Após a manifestação, a universidade voltou atrás e decidiu manter o bônus, que agora foi excluído pelo Governo Federal de forma definitiva em todas as universidades federais ligadas ao Sisu.
A bonificação
A implantação da oferta de 15% de bonificação na nota do Enem para estudantes que se formaram em Mato Grosso foi aprovada em dezembro de 2023. Conforme o anúncio, o bônus deveria ser concedido a partir deste ano na UFMT.
À época, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão informou que a nota prioriza estudantes que cursaram ensino médio integralmente no estado, seja na rede pública ou privada, e que também seriam contemplados os candidatos que concluíram o ensino médio pela Educação de Jovens e Adultos (EJA), pelo Exame Nacional para Certificação de Competências para Jovens e Adultos (Enceja) ou por meio de supletivo, desde que tenha sido no estado.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp