Falso pastor é preso por suspeita de abuso sexual no RS; homem já foi indiciado por estupro de adolescente, diz polícia


Caso aconteceu em Mostardas. Investigação diz que homem se apresentava como líder religioso para cometer crimes. Ao menos três mulheres teriam sido abusadas, conforme a polícia. Falso pastor é suspeito de abusar de vítimas em Mostardas
Divulgação/ Polícia Civil
Um homem de 48 anos que se apresentava como pastor foi preso preventivamente no domingo (29) em Mostardas, no Litoral Norte do estado, segundo informações da Polícia Civil. Ele é suspeito de abusar de ao menos três mulheres da cidade, de acordo com a investigação. O nome do preso não foi divulgado oficialmente.
Ele já havia sido indiciado por estuprar uma adolescente, ainda de acordo com a polícia.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Segundo o delegado responsável pela investigação, André Castilhos, o homem se dizia líder religioso e abordava as vítimas em situações cotidianas, afirmando que elas precisavam de orações. Todas eram maiores de idade.
“Para as testemunhas, ele se apresentava como pastor. Só não deixava claro de qual igreja que era. Isso ocorria em momentos de vulnerabilidade, de fraqueza, com a lábia dele, para conseguir convencer essas pessoas”, afirma.
Durante as supostas orações, os abusos aconteciam, complementa a polícia. “O suspeito afirmava que os atos não eram seus, mas ‘das mãos de Deus'”, informa nota divulgada sobre a prisão.
Com esse mesmo modo de atuação, o homem foi indiciado por estuprar uma adolescente de 12 anos, em 2023, segundo a polícia. Ela estaria na rua quando foi abordada em um momento de fragilidade.
“Ele falava ‘tu tá precisando de uma oração, posso fazer uma oração contigo, posso ir na sua casa?’ E aí combinava, ia na casa, começava a orar e passava a mão nelas”, diz.
O homem foi conduzido ao presídio de Osório, onde segue à disposição da Justiça. A investigação da Polícia Civil segue para identificar se há suspeita de outras vítimas.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Adicionar aos favoritos o Link permanente.