Saiba quem é o prefeito do interior de SP preso por usar veículos oficiais para viagem de carnaval


Prefeito de São José do Barreiro, Alexandre Braga (PSD) foi preso pela Polícia Federal por peculato, após usar uma van da Secretaria de Saúde da cidade em uma viagem de carnaval para a Bahia. Lê Braga, prefeito de São José do Barreiro
Divulgação/Prefeitura de São José do Barreiro
O prefeito de São José do Barreiro (SP), Alexandre Braga (PSD), segue preso pela Polícia Federal nesta quinta-feira (22). Ele foi detido no último domingo (18), quando voltava de uma viagem de carnaval em Porto Seguro, na Bahia.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
De acordo com a PF, Lê Braga, como é conhecido, foi preso por peculato – que é o uso de recursos públicos para fins particulares -, após usar uma van da Secretaria de Saúde da cidade para ir até o Aeroporto de Congonhas, onde pegou o voo com destino ao Nordeste e, na volta, pegar um carro oficial para retornar do aeroporto até o interior de SP – leia mais detalhes abaixo.
Em Porto Seguro, Lê Braga foi fotografado com abadá do Carnaporto, que teve Xanddy Harmonia, Parangolé e Pedro Sampaio como atrações.
Desde a prisão, a cidade de São José do Barreiro, no interior de São Paulo, que tem menos de 4 mil habitantes, está há mais de uma semana sem qualquer pessoa na função de chefe do Executivo local. Isso porque:
O prefeito Alexandre de Siqueira Braga (PSD), foi preso no domingo (18) pela Polícia Federal (PF) após uma viagem de carnaval;
o vice-prefeito, Marcelo da Kombi, foi afastado do cargo após ser alvo da PF por suposto esquema de desvio de verbas federais do transporte escolar;
e, finalmente, o presidente da Câmara Municipal, vereador Luiz Fernando Braga de Oliveira (MDB), afirmou à TV Vanguarda que não recebeu nenhuma indicação se deve, ou não, assumir o cargo.
Acionada pelo g1, a defesa de Alexandre Braga informou que todos os processos estão em fase inicial e que confia que vai conseguir absolvê-lo.
Prefeito de São José do Barreiro, Lê Braga (PSD), foi preso pela PF, investigado por uso de veículo da saúde para viajar no carnaval
TV Vanguarda/Reprodução
Quem é Lê Braga?
Alexandre de Siqueira Braga tem 39 anos e é formado em gestão pública. Nas candidaturas registradas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ele já declarou ter trabalhado como comerciante, taxista e mecânico de manutenção.
Lê Braga é prefeito de São José do Barreiro, desde 2017. A cidade tem menos de quatro mil habitantes e fica no interior de São Paulo, na região do Vale do Paraíba.
Após passar por audiência de custódia, Lê Braga (PSD) continua preso pela PF.
Lucas Rodrigues/TV Vanguarda
Sua trajetória na política começou em 2004, quando se tornou vereador suplente da cidade. Na eleição seguinte, em 2008, Braga conseguiu se eleger para o cargo de vereador.
Com isso, foi vereador do município entre os anos de 2009 e 2012, tendo sido, inclusive, presidente da Câmara Municipal, entre 2011 e 2012.
Lê Braga, prefeito de São José do Barreiro
Divulgação/Prefeitura de São José do Barreiro
De acordo com os registros do TSE, Alexandre tentou se eleger como prefeito nas eleições de 2012, mas teve apenas 1.315 votos e não conseguiu o cargo.
Braga se candidatou novamente nas eleições para prefeito em 2016, quando teve 1.556 votos e conseguiu o cargo. Na ocasião, segundo o TSE, ele declarou ter R$ 105.500,00 em bens.
O prefeito foi reeleito nas eleições seguintes, em 2020, quando conseguiu 1.570 votos. Nessa ocasião, ele declarou R$ 388.112,88 em bens. O mandato segue até o final deste ano.
Prefeitura de São José do Barreiro (SP)
Reprodução/Google Street View
Além do cargo como prefeito de São José do Barreiro, Lê Braga é atualmente o presidente do Consórcio Intermunicipal Novo Vale, um órgão criado em 2021 para unir cidades do Vale Histórico – como Bananal, Arapeí e Cruzeiro – e para promover a região.
Recentemente, Alexandre deixou também a presidência de outros dois órgãos que envolvem as cidades da região do Vale do Paraíba.
Entre setembro de 2021 e setembro de 2023 comandou a Agência Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (Agemvale), criada em 2015 com o objetivo de desenvolver a região. A agência é uma autarquia estadual, atualmente vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Regional.
LEIA TAMBÉM:
Prefeito de São José do Barreiro é preso pela PF
Lê Braga continua preso após passar por audiência de custódia
Carnaval e prisão deixam cidade do interior de SP sem prefeito
Ao longo de 2023, ele presidiu a Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (Aprecesp), uma entidade privada e sem fins lucrativos criada em 1985, com o intuito de promover o turismo de cerca de 70 cidades paulistas.
Após passar por audiência de custódia, Lê Braga (PSD) continua preso pela PF
Investigações
Além deste caso em que foi preso pela Polícia Federal, Alexandre Braga responde por processos criminais por fraude a licitações e organização criminosa, pelo Tribunal Regional Federal da 3ª região.
Além disso, responde também por crimes de responsabilidade de prefeitos, pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, por ter usado indevidamente um carro da prefeitura de São José do Barreiro em atividades privadas.
Preso pela Polícia Federal
O prefeito de São José do Barreiro, Alexandre de Siqueira Braga, foi preso em flagrante pela Polícia Federal na noite de domingo (18), quando voltava do carnaval da Bahia.
De acordo com a Polícia Federal, ele usou carros oficiais, pagos com dinheiro federal, para ir e voltar do aeroporto, na capital paulista.
Prefeito de São José do Barreiro é preso pela Polícia Federal
O político foi abordado pelos policiais na rodovia Presidente Dutra, no trecho de Pindamonhangaba, e conduzido à delegacia da Polícia Federal em Cruzeiro.
De acordo com denúncias anônimas à PF, Lê Braga viajou para Porto Seguro (BA) no dia 14 deste mês. Ele fez o trajeto de quase 300 km, de São José do Barreiro até o Aeroporto de Congonhas, em uma van da Secretaria Municipal de Saúde, que é abastecida com verba federal.
A Polícia Federal passou a investigar o caso e esperou o retorno do prefeito, no Aeroporto de Congonhas, na noite de domingo (18), por volta das 20h.
Ao desembarcar, o prefeito, a esposa e mais um casal entraram em um carro oficial da prefeitura e seguiram pela Dutra. O carro foi parado no pedágio em Moreira César, em Pinda.
Após passar por audiência de custódia, Lê Braga (PSD) continua preso pela PF.
Lucas Rodrigues/TV Vanguarda
O motorista, servidor público há seis anos, foi ouvido pela polícia. Ele disse que a van possui adesivo oficial e é destinada ao transporte de pacientes, mas não é uma ambulância.
Ainda segundo o motorista, no domingo, por volta de 12h, o prefeito ligou para ele pedindo que fosse até o aeroporto de Congonhas para buscá-los. E explicou que ele e a esposa estariam acompanhados por apenas um casal. Por este motivo, o motorista poderia utilizar um veículo pequeno. Por este motivo, a van da secretaria municipal foi substituída por um carro do Poder Executivo.
A Polícia Federal acusa Lê Braga de crime de peculato, por desviar verba pública para fins pessoais. Ele está preso desde domingo (18), sozinho numa cela especial, onde aguarda decisão da audiência de custódia.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Adicionar aos favoritos o Link permanente.