Bairro mais afetado por chuva em Guaratinguetá amanhece cheio de lama após alagamentos


Segundo a prefeitura, 250 famílias chegaram a ficar desalojadas, mas muitas já têm voltados para suas casas nesta sexta-feira (21). Cidade decretou situação de emergência. Bairro mais afetado por chuva em Guaratinguetá amanhece com lama após alagamentos
Laurene Santos/TV Vanguarda
Bairro mais afetado pela chuva que atingiu Guaratinguetá (SP) nesta semana, o Jardim Tamandaré amanheceu com acúmulo de lama nesta sexta-feira (23), após os alagamentos registrados na região.
Por causa dos estragos causados pela chuva, a Prefeitura de Guaratinguetá decretou situação de emergência na cidade.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Guaratinguetá decreta situação de emergência
Diversas ruas do bairro Jardim Tamandaré foram tomadas pela água na quinta-feira (22), depois do temporal que caiu sobre a cidade principalmente na quarta de noite (21). Cerca de 60 pessoas foram resgatadas em um bote.
Nesta sexta, a água já havia baixado e as vias amanheceram com muita lama. Além disso, a marca da água nas paredes ainda era visível. Confira abaixo:
Marca da água nas paredes do bairro Jardim Tamandaré, em Guaratinguetá
Reprodução/Rede Vanguarda
Desde quarta, moradores do bairro têm sofrido com as consequências dos alagamentos. Muitos perderam móveis e roupas, e ainda não tem noção do tamanho do prejuízo.
“O negócio aqui está um caos. É a primeira vez que acontece algo assim aqui. Dá até vergonha se eu mostrar o meu quarto. É puro bairro. Foi muito rápido. É como se (a chuva) tivesse caído de uma vez só. Foi incrível. A água só subindo”, afirmou seu João em entrevista ao Bom Dia Vanguarda. Além de ser morador, ele tem um bar no Jardim Tamandaré.
Bairro mais afetado por chuva em Guaratinguetá amanhece com lama após alagamentos
Reprodução/TV Vanguarda
De acordo com prefeitura, 250 famílias chegaram a ficar desalojadas e foram abrigadas temporariamente na casa de parentes.
Ainda segundo a gestão, muitas pessoas têm conseguido voltar para seus imóveis nesta sexta e, por isso, não há um balanço atualizado de quantas família continuam desalojadas.
Leia mais notícias do Vale do Paraíba e região
Temporal causa alagamentos em Guaratinguetá.
Reprodução/TV Vanguarda
Emergência
Por conta das consequências da chuva, Guaratinguetá decretou situação de emergência em função na cidade. O decreto foi publicado na quinta-feira, no Diário Oficial do município.
Com o decreto, a prefeitura tem autorização para adotar as medidas que julgue necessárias para combater os efeitos da enchente na cidade.
O decreto também autoriza a desapropriação de imóveis que estejam em área de risco; além da compra de insumos ou contratação de serviços sem licitação, desde que sejam para atender as emergências relacionadas ao temporal.
Segundo a gestão, entre segunda-feira (19) e esta quinta-feira (22) as chuvas volumosas chegaram a 169,4 milímetros. A média histórica para fevereiro é de 200 milímetros em todo o mês.
60 pessoas são resgatadas em bote após bairro ficar alagado por chuvas em Guaratinguetá, SP
Rauston Naves/TV Vanguarda
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Adicionar aos favoritos o Link permanente.