Cidade enfrentou problemas com o serviço desde o início de dezembro. Nova empresa venceu licitação em janeiro deste ano e agora vai assumir a coleta. Nova empresa assume coleta de lixo em São José dos Campos a partir desta terça-feira (27); contrato é válido por 5 anos.
Divulgação/Prefeitura de São José dos Campos
Uma nova empresa vai assumir o serviço de coleta de lixo orgânico, a partir desta terça-feira (27), em São José dos Campos (SP).
A Ecco Liberty Soluções Ambientais, venceu a licitação em janeiro, com proposta de R$ 175,1 milhões pelo serviço. A empresa disputou o contrato com outras 13 empresas do ramo e assumiu o serviço por cinco anos de prestação de serviço.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
São José dos Campos enfrentou problemas na coleta de lixo pelo menos desde o início de dezembro. Moradores relataram grande quantidade de lixo acumulado em meio a um impasse entre a gestão municipal e a empresa Beta Ambiental, que administrava o serviço na época – relembre o caso no final da matéria.
A Ecco Liberty tem sede em Fortaleza (CE) e atua também em cidades da Baixada Santista e Belo Horizonte. Foi estabelecido no contrato que, ao todo, a empresa terá que suprir a coleta com 34 veículos, como caminhões e picapes; além de empenhar ao menos 239 funcionários, entre motoristas, coletores e fiscais, para os dois turnos de trabalho
Para a coleta em São José, a Ecco Liberty vai dispor de 24 veículos compactadores, dois caminhões pipas, duas carrocerias, um poliguindaste, um caminhão ¾ e quatro carros utilitários.
Segundo a prefeitura, o trabalho de coleta regular orgânica será distribuído em 18 setores abrangendo todos os bairros da cidade, de segunda-feira a sábado, em dois turnos.
Os resíduos de varrição e capina urbana também são de responsabilidade da empresa, assim como a limpeza das feiras livres, de terça-feira a domingo.
Imagem de arquivo – Rua de São José com lixo acumulado
Zé Eymard/TV Vanguarda
Lixo acumulado
Durante o mês de dezembro, moradores de diversos bairros da cidade reclamaram de lixo acumulado.
O problema teve início quando a Beta Ambiental, até então responsável pela coleta, pediu rescisão do contrato alegando necessidade de reequilíbrio econômico-financeiro.
Para impedir que isso acontecesse, a gestão municipal acionou a Justiça, que acatou o pedido e manteve a empresa como responsável pela coleta de lixo na cidade.
Diante dos problemas, São José dos Campos realizou uma ‘força-tarefa’, para complementar a coleta e tentar minimizar os problemas – relembre clicando aqui.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Nova empresa assume coleta de lixo em São José dos Campos a partir desta terça-feira (27); contrato é válido por 5 anos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.