Falha afetou oito cidades do Vale do Paraíba. Causa do incidente ainda não foi revelada. Apagão no Vale do Paraíba: o que se sabe até agora.
Paulo Santos/Reuters
Um apagão afetou oito cidades do Vale do Paraíba na manhã desta quinta-feira (29), no interior de São Paulo. A situação gerou transtornos para os moradores – leia mais abaixo.
Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), às 9h41uma falha aconteceu na Subestação Taubaté, provocando a interrupção de cerca de 280 MW na região.
ONS investiga causas de apagão no Vale e Serra da Mantiqueira
Ainda de acordo com o órgão, as cargas começaram a ser religadas já três minutos depois da ocorrência. A operação foi totalmente recomposta às 10h12. Os motivos do ocorrido ainda serão apurados.
Veja o que se sabe e o que ainda falta esclarecer sobre o apagão nacional da terça-feira a partir dos pontos abaixo:
O que aconteceu?
Qual foi a causa do incidente?
Quais foram os impactos do apagão?
Quando foi o último apagão da região?
O que diz o Operador Nacional do Sistema Elétrico?
O que diz a CTEEP?
O que dizem as concessionárias de energia?
O que aconteceu?
Um apagão deixou moradores de oito cidades do Vale do Paraíba sem energia elétrica na manhã desta quinta-feira (29). A queda de energia elétrica foi provocada pelo desligamento de um dos setores da subestação da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista.
A EDP e a Neoenergia Elektro, empresas responsáveis pelo fornecimento de energia na região, informaram que o problema afetou as cidades abaixo:
São José dos Campos;
Taubaté;
Pindamonhangaba;
Tremembé;
Caçapava;
Campos do Jordão;
Santo Antônio do Pinhal;
São Bento do Sapucaí.
Segundo a Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista(CTEEP), transmissora que abastece as distribuidoras da região, o desligamento na subestação de Taubaté foi registrado às 9h41.
A companhia esclarece ainda que o fornecimento de energia para a distribuidora foi normalizado às 10h12.
Voltar ao início.
Qual foi a causa do incidente?
A queda de energia elétrica foi provocada pelo desligamento de um dos setores da subestação da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista.
Por nota, o Operador Nacional do Sistema Elétrico informou que houve desligamento de transformadores e do setor de 138 kV da Subestação Taubaté, provocando a interrupção de cerca de 280 MW na região.
As causas do desligamento estão sendo apuradas pela Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista. O Operador Nacional do Sistema Elétrico também está investigando o ocorrido.
Voltar ao início.
Quais foram os impactos do apagão?
Com a interrupção no fornecimento de energia, uma série de problemas foram registrados na região, tais como:
Interrupção no fornecimento de água de algumas cidades;
Semáforos apagados, que geraram caos no trânsito;
Comércios tiveram prejuízos.
Voltar ao início.
Quando foi o último apagão da região?
O último apagão que atingiu a região foi um apagão nacional, que ocorreu no dia 15 de agosto de 2023. Com exceção de Roraima, todos os demais estados do Brasil e o Distrito Federal foram afetados na época.
Voltar ao início.
O que diz o Operador Nacional do Sistema Elétrico?
O Operador Nacional do Sistema Elétrico confirmou que houve o apagão na subestação de Taubaté, mas não soube dizer o motivo. O órgão afirmou que o ocorrido está sendo apurado.
Veja a nota completa:
“O Operador Nacional do Sistema Elétrico confirma que, às 9h41 desta quinta-feira, 29/2, houve desligamento de transformadores e do setor de 138 kV da Subestação Taubaté, provocando a interrupção de cerca de 280 MW na região. As cargas começaram a ser religadas já três minutos depois da ocorrência e foram totalmente recompostas às 10h08. Os motivos do ocorrido serão apurados”.
Voltar ao início.
O que diz a CTEEP?
A Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (ISA CTEEP) informau que a Subestação Taubaté, que entrou em operação em 1977, sofreu um desligamento que durou das 9h41 às 10h12, por uma falha em equipamento disjuntor na subestação.
A CTEEP foi privatizada em 2006. Desde então, ela é administrada pela empresa colombiana Interconexión Eléctrica S.A.
As causas do desligamento estão sendo apuradas pela empresa.
Voltar ao início.
O que dizem as concessionárias de energia?
A EDP e a Neoenergia Elektro, empresas responsáveis pelo fornecimento de energia na região, informaram que o serviço já foi restabelecido pela manhã. Segundo as empresas, o problema afetou oito cidades do Vale do Paraíba.
Veja nota na íntegra da EDP:
“A EDP informa que uma ocorrência no sistema da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (ISA CTEEP), afetou as subestações que abastecem os municípios de Taubaté, Pindamonhangaba, Tremembé, Caçapava, e parte da cidade de São José dos Campos. O fornecimento de energia foi restabelecido de forma gradativa aos consumidores impactados destas regiões, sendo que em 26 minutos, 100% do serviço estava normalizado.
A EDP acompanhou o caso junto a CTEEP e causa desta ocorrência está sendo apurada pela própria Companhia de Transmissão.”
Veja nota na íntegra da Elektro:
“A Neoenergia Elektro esclarece que o desligamento, na manhã desta quinta-feira (29), que afetou o fornecimento de energia para os municípios de Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal e São Bento do Sapucaí, atendidos pela concessionária, foi provocado por falha na linha de transmissão da empresa ISA CTEEP.
A Neoenergia Elektro, imediatamente, mobilizou as tratativas e acionou todos os órgãos responsáveis, a fim de amenizar o impacto aos seus clientes. A transmissora ISA CTEEP realizou o restabelecimento, desta forma, normalizando o fornecimento de energia em até 13 minutos para todos os clientes.
As causas estão sendo apuradas pela ISA CTEEP.”
Voltar ao início.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Apagão no Vale do Paraíba: veja o que se sabe até agora
Adicionar aos favoritos o Link permanente.