Cidade 100% asfaltada, 10 mil casas populares e Guarda Municipal armada: veja promessas de Abilio Brunini para Cuiabá que o g1 vai acompanhar


Prefeito eleito também se comprometeu a eliminar a cobrança da taxa de lixo. Promessas dos Políticos, projeto desenvolvido pelo g1, selecionou 16 compromissos que serão monitorados nos próximos quatro anos. Eles foram selecionados a partir do programa de governo registrado no TSE e durante sua campanha. Abilio Brunini (PL) tomou posse e recebeu a faixa municipal na quarta-feira (1º)
Luiz Alves/Prefeitura de Cuiabá
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), eleito com 53,80% dos votos válidos em outubro de 2024, estabeleceu uma série de promessas para o mandato iniciado em 1º de janeiro de 2025. Os compromissos estão em seu plano de governo, enviado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e foram anunciados ao longo da campanha eleitoral.
O Promessas dos Políticos, projeto desenvolvido pelo g1, selecionou 16 compromissos que serão monitorados durante os próximos quatro anos.
Entre elas, está a promessa de asfaltar 100% das vias urbanas com um programa permanente de recapeamento asfáltico por meio de processos licitatórios para contratação de novas empresas.
Abilio também prometeu construir 10 mil novas casas com acesso a água, esgoto, eletricidade e pavimentação.
Em segurança pública, o prefeito se comprometeu a criar a Guarda Municipal armada para ser responsável pela segurança de bens públicos, incluindo escolas, centros de saúde e praças.
Em meio ambiente, Abilio garantiu eliminar a cobrança da taxa de lixo, transformando o valor pago em um crédito para pagamento do IPTU do ano seguinte e perdoar a cobrança para quem não pagar.
Levantamento exclusivo
O levantamento exclusivo do g1 acompanha, desde a posse, o que foi prometido pelo prefeito no programa de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em entrevistas e em debates com a participação de Abilio Brunini.
O g1 reuniu tudo o que foi prometido e separou o que pode ser claramente cobrado e medido. (Veja os critérios). Depois, acompanha de perto o andamento das promessas e publica levantamento com 1 ano de mandato, outro com 3,5 anos e um balanço do fim da gestão.
Na página especial é possível verificar as promessas e conferir o status de cada uma delas em cada etapa, além da explicação sobre cada promessa, com base nas respostas da gestão e no que foi apurado pela equipe de reportagem.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.