Motos começam a utilizar corredor exclusivo dos ônibus em Goiânia


Medida é uma tática da gestão de Sandro Mabel para aumentar fluidez no trânsito da capital. Investimento de quase R$ 100 milhões deve ser aplicado no trânsito. Motociclistas podem circular pelos corredores de ônibus de Goiânia a partir desta segunda
Os motociclistas de Goiânia começaram a utilizar o corredor exclusivo para ônibus na manhã desta segunda-feira (6). A liberação dos corredores é uma medida do novo prefeito, Sandro Mabel, que tenta melhorar o fluxo de veículos na capital.
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O prefeito esteve presente na Avenida 85 para o início do cumprimento do decreto. Mabel afirmou que, nos primeiros 100 dias do mandato, a liberação, junto com outras medidas, deve fazer com que o trânsito flua 30% mais rápido.
“Vamos tirar os sinais de ruas que indicam garagens, os estacionamentos de táxi, para que nós tenhamos três faixas nas vias para circular. Fazendo isso, nós vamos conseguir andar 30% mais rápido”, afirmou o prefeito.
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Sandro Mabel pilota moto durante a abertura de corredores exclusivos para ônibus, em Goiânia,
Diomício Gomes/O Popular
O prefeito prometeu ainda, dentro dos 100 dias, a criação de 8 mil pontos de estacionamento rotativo para o melhor funcionamento do comércio e do trânsito. Disse ainda que, dentro de 1 ano e meio, todos os corredores de ônibus liberados para os motociclistas contarão com semáforos inteligentes, que serão adquiridos por um investimento de quase R$ 100 milhões.
Confira os corredores liberados:
Avenida T-63
Avenida T-7
Avenida T-9
Avenida 85
Avenida Universitária
Rua 10
Avenida Assis Chateaubriand
A liberação se iniciou na última quinta-feira (2) com um corredor piloto na Avenida Jamel Cecílio, logo após o novo prefeito tomar posse do cargo. Sandro Mabel informou que deve ser realizado um levantamento de dados dos acidentes em corredores de ônibus que aconteceram antes da medida e também durante a medida. Com a análise, será avaliado se a ação aumentou ou diminuiu os acidentes.
A liberação deve seguir regras rigorosas que asseguram a segurança nos locais. Será proibido o embarque ou desembarque de passageiros por motociclistas nos corredores. A entrada das motos será permitida apenas em faixas seccionadas ou cruzamentos.
Pontos cegos
Carros em trânsito em Goiânia
Reprodução/Diomício Gomes
O instrutor do Sest/Senat, William Morais, alertou os motoristas de ônibus e os motociclistas sobre a diferença de tamanho dos veículos e os diversos pontos cegos ao dirigir um veículo de grande porte. “O motorista agora vai ter um cuidado a mais”, ressaltou.
Os outros veículos já são veículos maiores, mais fáceis de ver, motociclistas não. Então, o motorista do transporte coletivo vai ter que aumentar, redobrar a atenção, para evitar, para ele fazer a parte dele. Se cada um fizer sua parte, nós vamos ter um trânsito legal”, disse ele em entrevista à TV Anhanguera.
Além disso, afirmou que os motociclistas precisam se atentar a esses pontos cegos e evitá-los, a fim de prevenir acidentes de trânsito. “O motociclista naquela situação, é o mais frágil, então ele tem que se fazer ser visto. Ele vai ter que não andar na lateral de um ônibus ou veículo de grande porte, não entrar em uma curva próxima ao veículo”, afirmou William.
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