Cidade com pouco mais de quatro mil habitantes registrou estragos causados pela chuva na sexta-feira (1°). Temporal provocou alagamentos, que forçaram 100 pessoas a deixarem suas casas. Único supermercado de Monteiro Lobato (SP) perde mercadorias após alagamento
Dono do único supermercado de Monteiro Lobato, no interior de São Paulo, o empresário Gabriel Vargas Moreira, de 69 anos, lamentou os prejuízos com o temporal que alagou o comércio dele e causou diversos estragos na cidade – leia mais abaixo.
Desde a noite de sexta-feira (1°), ele e funcionários trabalhavam na limpeza do supermercado, que ficou cheio de lama após o alagamento. Gabriel diz que a água subiu rápido e chegou a uma altura de mais de 1,5 metro.
“Eu nunca vi uma chuva alagar e chegar na altura da quarta prateleira. Hoje é dia de limpeza, amanhã vou contar prejuízo. Depois da tempestade vem a bonança”, disse ao g1.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Único supermercado de Monteiro Lobato (SP) perdeu mercadorias em alagamento
Pedro Melo/TV Vanguarda
O supermercado fica na região central e é o único da cidade, que conta também com mercearias. O rio que passa por trás do estabelecimento, transbordou e a água invadiu o comércio. Nos fundos, os estoques também foram atingidos e a água arrastou engradados e botijões.
O proprietário conta que nunca tinha visto a água chegar na altura que chegou.
“Tenho o mercado há 33 anos, já pegamos meia dúzia de chuvas e a água chegou na primeira, segundo prateleira, no máximo. Dessa vez chegou na quarta, quinta. Prejuízo grande, claro que tem, mas hoje é limpeza pra segunda-feira funcionar de novo”, disse.
Único supermercado de Monteiro Lobato (SP) perdeu mercadorias em alagamento
Pedro Melo/TV Vanguarda
Temporal causou estragos
A região central de Monteiro Lobato, no interior de São Paulo, amanheceu cheia de lama neste sábado (2), um dia após o forte temporal que obrigou cerca de 100 moradores a saírem de suas casas.
Depois de passarem a noite em um abrigo, os moradores já voltaram para suas casas e agora trabalham na limpeza dos imóveis, assim como os comércios que foram atingidos pela água e lama.
Chuva forte em Monteiro Lobato (SP) deixa cerca de 100 pessoas fora de casa e causa estragos
Deco Corrá/Arquivo Pessoal
O temporal causou diversos estragos, com alagamentos, deslizamento de terra e o extravasamento de um rio. Também houve registro de problemas na SP-50, rodovia que dá acesso à cidade.
Foram cerca de 67 milímetros de chuva que se concentrou em cerca de quatro horas – entre 14h e 18h.
Queda de barreira na SP-50
Divulgação
Os bairros mais afetados por alagamentos foram o Centro, Cidade Alegre e principalmente o Jardim Iracema, onde cerca de 36 casas foram afetadas, o que obrigou a saída de aproximadamente 100 moradores de suas casas.
Os moradores foram levados para o abrigo provisório na Escola Micheletto, onde passaram a noite antes de retornarem para suas casas.
Monteiro Lobato amanhece cheia de lama após temporal que deixou 100 moradores fora de casa
A cidade também registrou pelo menos um deslizamento de terra, que atingiu um veículo. Duas pessoas tiveram ferimentos leves e foram socorridas por moradores e levadas ao pronto-socorro.
Na manhã deste sábado, a Defesa Civil seguia atendendo ocorrências, contabilizando os danos e apoiando os moradores afetados, além de monitorar áreas de risco. Além disso, informou que envia materiais de ajuda humanitária para a cidade.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Único supermercado de Monteiro Lobato (SP) perde mercadorias após alagamento: ‘Depois da tempestade vem a bonança’
Adicionar aos favoritos o Link permanente.