Multipropriedade é bom investimento? Vale a pena? Como funciona? Quais vantagens e desvantagens? Saiba tudo sobre esse tipo de negócio Com o avanço da tecnologia e constantes atualizações, muitos setores têm se reinventado e transformado a sua forma de fazer negócio. Um exemplo disso é o segmento imobiliário, que vem consolidando a venda de multipropriedades. O conceito, relativamente novo, atrai compradores no Brasil com a oferta de imóveis de alto padrão e excelente custo-benefício.
Nesta reportagem especial, você vai descobrir uma oportunidade relacionada à multipropriedade que está localizada na cidade de Atibaia, no interior de São Paulo.
Ilhas de Atibaia
Divulgação
Multipropriedade: guia completo
O Artigo 1.358-C, instituído em 2018, define a multipropriedade como o regime de condomínio em que cada um dos proprietários de um mesmo imóvel é titular de uma fração de tempo, ou seja, os donos podem fazer uso com exclusividade da totalidade do local de forma alternada com o período mínimo de permanência de 7 dias. Nesse modelo, um único bem de alto padrão pode ser usufruído por diversas pessoas, sem que haja a necessidade de investimento integral.
A novidade movimenta o segmento que, em 2022, foi impactado principalmente pela venda de imóveis de médio e alto padrão. Segundo a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC), a categoria comercializou mais de 46 mil unidades e atingiu um crescimento de 67,8% em relação ao ano anterior.
Atualmente, conforme aponta levantamento presente no relatório “Cenário do desenvolvimento de multipropriedades no Brasil 2023”, da Caio Calfat Real Estate Consulting, o país conta com mais de 180 imóveis de multipropriedade, sendo pelo menos 43 deles na Região Sudeste, como é o caso do empreendimento conhecido como Ilhas de Atibaia, localizado no interior de São Paulo (saiba mais abaixo).
Multipropriedade é bom investimento? Vale a pena?
A multipropriedade, também conhecida como time-sharing ou compartilhamento de tempo, é um modelo onde várias pessoas compartilham a posse de um imóvel, geralmente uma casa de férias, apartamento ou resort. É considerado um bom investimento quando o cliente compreende todas as suas características.
O funcionamento da multipropriedade é relativamente simples. Separamos alguns pontos importantes para reflexão. Acompanhe:
Os interessados compram uma fração do imóvel, geralmente representada por semanas de uso durante o ano. Por exemplo, uma semana por ano.
Os proprietários têm direito a usar o imóvel de acordo com um calendário predefinido. Esse calendário pode ser rotativo ou baseado em um sistema de reserva.
Além do custo inicial da compra da fração, os proprietários também compartilham os custos de manutenção, impostos e taxas associadas à propriedade.
Alguns sistemas permitem que os proprietários troquem suas semanas de uso com outros proprietários dentro do mesmo sistema, oferecendo maior flexibilidade nas datas de férias.
A multipropriedade permite que os proprietários desfrutem de imóveis de férias que, de outra forma, poderiam estar fora de seu alcance financeiro.
Compartilhar os custos de propriedade, manutenção e impostos pode tornar as férias mais acessíveis do que a propriedade exclusiva.
Para algumas pessoas, a multipropriedade oferece mais do que apenas um investimento financeiro; é um investimento em um estilo de vida
É importante pesquisar cuidadosamente o mercado de multipropriedade, entender as cláusulas do contrato e considerar os custos a longo prazo.
Oportunidade em Atibaia
O projeto da SAAB Oliveira pretende atender o público que busca a tranquilidade do interior somada a um ambiente de luxo para a família. A multipropriedade prevista para primeira fase do projeto com inauguração em 2027 terá um resort com três torres e 500 apartamentos, bem como um parque de aventura de 75 mil m2, restaurantes temáticos e open mall com 40 lojas.
De acordo com a SAAB Oliveria, o custo-benefício é a vantagem primária da aquisição de um apartamento no resort de alto padrão Ilhas de Atibaia. Com a multipropriedade, é possível utilizar o imóvel pela fração de duas semanas ao ano, fazendo a divisão das despesas e pagamento proporcionais ao tempo de uso, além de gerar receita por meio da locação pela administradora hoteleira.
Por fim, a grande atração do lugar é a oportunidade de ter a experiência do surf profissional sem que seja necessário se deslocar para o litoral paulista. Dessa forma, o empreendimento foi projetado a fim de satisfazer tanto as famílias quanto os adeptos ao esporte aquático por meio da praia de ondas artificiais no local.
Mais sobre o resort Ilhas de Atibaia
O Ilhas de Atibaia, além de trazer um projeto único e extraordinário, tem a missão de entregar uma experiência inacreditável de aventura, lazer e entretenimento para toda família. Apartamentos 100% mobiliados com serviço de quarto. Estrutura externa com Open Mall, Adventure Park e Beach Club.
Ilhas de Atibaia
Divulgação
Vendas: (11) 94799-8878
Rodovia D. Pedro I – Km 65 – Atibaia – SP
Site oficial.
Instagram.
O que é multipropriedade e como esse modelo mexe com o setor imobiliário
Adicionar aos favoritos o Link permanente.