Família doa órgãos de menino que morreu atropelado a caminho da catequese em Taubaté: ‘manter ele vivo em outras pessoas’


O acidente aconteceu no último sábado (2), no bairro Jardim Continental 2. Câmeras de segurança registraram o atropelamento. César Dolcinotti Mascaretti foi atropelado e morreu em Taubaté.
Arquivo pessoal
A família do menino de 10 anos, que morreu atropelado por um carro quando estava a caminho da catequese em Taubaté (SP), autorizou a doação de órgãos do garoto.
César Dolcinotti Mascaretti foi atropelado no último sábado (2), no bairro Jardim Continental 2. Ele ficou internado na UTI e faleceu nesta quarta-feira (6). Câmeras de segurança registraram o atropelamento – leia mais detalhes abaixo.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, foram doados o coração, fígado, pâncreas, pulmões, rins, intestino e córneas do menino. A criança foi velada na tarde desta quinta-feira (7).
Em entrevista ao g1, a tia de César, Camila Moura, afirmou que a decisão da família em autorizar a doação aconteceu para que o menino pudesse ajudar outras pessoas a viverem.
“Doar é multiplicar, é manter a vida que tinha nele, para que outra pessoa possa usufruí-la”, afirmou Camila.
César Dolcinotti Mascaretti foi atropelado e morreu em Taubaté.
Arquivo pessoal
Ainda segundo a família, César sempre foi um menino corajoso, destemido e sonhador.
“O César, ele é um menino muito corajoso. Eu vou falar é, porque aonde ele estiver, ele continua sendo. Ele é um menino corajoso, destemido, sonhador. Eu estava lendo os cartazes que as crianças trouxeram para colocar no caixão dele, todos dizendo isso. O quanto ele era corajoso, sonhador, gentil, bondoso”, declarou emocionada.
A tia conta que a morte de César gerou uma grande comoção na comunidade. O garoto jogava futsal, queria ser jogador de futebol e era querido pelos familiares, amigos e vizinhos.
“Todo mundo que conviveu com ele está muito emocionado, porque ele tem essa personalidade dele marcante. O sonho da vida dele era ser jogador de futebol, ele sabia o país que ele queria morar, a casa que ele queria comprar para a mãe dele. Ele era um menino muito destemido, muito sonhador, gentil, tinha uma personalidade muito forte. Um menino incrível”, contou.
César foi velado e enterrado nesta quinta-feira no Cemitério Municipal de Taubaté. A prefeitura divulgou uma nota lamentando a morte da criança.
A coleta dos órgãos foi feita por equipes da Unicamp e a doação encaminhada para pessoas que estavam na fila do transplante.
César Dolcinotti Mascaretti foi atropelado e morreu em Taubaté.
Atropelamento
De acordo com a família, César estava a caminho da catequese, no dia 2 de março, quando foi atropelado por um Renault Logan no cruzamento da Avenida Deputado Tarcilio Bernardes com a Rua Onze, em Taubaté. O acidente foi flagrado por câmeras de segurança – veja vídeo acima.
César aparece na imagem de camisa cinza, pedalando de bicicleta, quando é atropelado pelo veículo branco ao atravessar a rua. De camisa branca, o condutor do carro desce para prestar socorro à vítima.
O garoto foi levado para o Hospital Regional de Taubaté no dia do acidente pelo condutor do veículo, que, segundo o boletim de ocorrência, é Diego Aparecido Rodrigues.
O menino ficou internado na UTI pediátrica do hospital, mas não resistiu aos ferimentos e morreu nesta quarta-feira (6).
Inicialmente, o caso foi registrado como homicídio culposo, quando não há intenção de matar. O ocorrido é investigado pela Polícia Civil.
Até a última atualização desta reportagem, o g1 não conseguiu localizar a defesa de Diego Aparecido Rodrigues. A reportagem será atualizada caso ele ou os advogados se manifestem.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Adicionar aos favoritos o Link permanente.