A pista do aeroporto de Ubatuba, com apenas 560 metros disponíveis para pouso na direção RWY 09, era pequeno para o jato executivo Cessna Citation (PR-GFS), que ultrapassou seus limites e explodiu na Praia do Cruzeiro,resultando na morte do piloto.
O acidente, ocorrido sob condições meteorológicas adversas, deixou quatro passageiros feridos, que foram resgatados com vida e encaminhados ao hospital.
A aeronave, que necessitaria de pelo menos 838 metros para pousar com segurança em pista molhada, enfrentou dificuldades que ainda estão sendo investigadas pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos).
A concessionária responsável pelo aeroporto informou que as condições climáticas eram “degradadas” no momento do pouso, com chuva e visibilidade reduzida.
Além disso, o aeroporto de Ubatuba é classificado como não controlado, o que significa que não possui torre de controle de tráfego aéreo, deixando a responsabilidade do planejamento e execução do voo integralmente com o piloto.
A aeronave ultrapassou os limites da pista, atingiu a praia e explodiu, causando a morte do piloto e danos significativos à aeronave.
Dados técnicos apontam que, sob condições ideais, a aeronave precisaria de no mínimo 685 metros para pouso seguro, mas esse valor aumenta para 838 a 1.097 metros em pistas molhadas, dependendo do peso da aeronave.
A pista de Ubatuba tem 940 metros no total, mas apenas 560 metros estão liberados para pouso na direção usada, devido ao fechamento dos primeiros 380 metros, uma limitação que pode ter contribuído diretamente para o acidente.
Investigação
A investigação do Cenipa analisará fatores como condições meteorológicas, estado da pista, peso da aeronave e decisão do piloto em pousar em um local com infraestrutura limitada.
Entre 2004 e 2013, o Brasil registrou uma média de 28 casos anuais de “excursão de pista”, quando aeronaves ultrapassam os limites durante pouso ou decolagem.
Especialistas alertam que elementos como temperatura, pressão atmosférica, ventos e estado da pista influenciam diretamente na capacidade de frenagem e no espaço necessário para um pouso seguro.