Exército vai instalar passagem temporária em rio de bairro que ficou isolado após ponte ser destruída em Ubatuba, SP


Ponte que dá acesso ao bairro Folha Seca foi levada pela força do rio após as chuvas fortes que atingiram a cidade nos últimos dias. Até 1 mil moradores estão isolados. Força do rio leva ponte e isola até mil pessoas após chuva forte em Ubatuba, SP
O Exército Brasileiro anunciou nesta sexta-feira (8) que vai instalar uma passagem temporária no Rio Escuro, em Ubatuba (SP), onde ficava a ponte que foi levada pela força da água e deixou até 1 mil moradores do bairro Folha Seca isolados.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Destruída pela correnteza do rio após as fortes chuvas que atingiram a cidade nos últimos dias, a ponte era o único acesso dos moradores do bairro à região central da cidade. Segundo a prefeitura, de 800 a 1 mil moradores da comunidade estão isolados por conta disso – leia mais detalhes abaixo.
A operação será liderada pelo Comando Militar do Sudeste (CMSE), a pedido do Governo de São Paulo. O CMSE informou que vai atuar na região com militares e materiais especializados de engenharia para reestabelecer o acesso das pessoas afetadas.
Força do rio leva ponte e isola até mil pessoas após chuva forte em Ubatuba, SP
João Mota/TV Vanguarda
Uma passadeira para pedestres será colocada a partir deste sábado (9), no mesmo local em que ficava a ponte. Não há previsão de quando essa passagem será concluída, mas a ideia é que ela fique instalada até que a Defesa Civil de SP projete e construa uma nova ponte definitiva.
Além disso, o CMSE também vai apoiar a comunidade com embarcações leves a motor, como botes, no ponto da travessia. Nesta sexta, o Corpo de Bombeiros usou botes para entregar água potável aos moradores.
Corpo de Bombeiros usa botes para entregar água potável aos moradores do bairro Folha Seca, em Ubatuba
João Mota/TV Vanguarda
Ponte destruída
Único acesso do bairro Folha Seca à região central de Ubatuba, a ponte do Rio Escuro foi levada pela força da água na quinta-feira (7), após as chuvas fortes na cidade. Um vídeo registrou o momento em que a passagem é destruída pela correnteza do rio.
Com isso, os moradores da comunidade estão isolados nesta sexta-feira (8).
Força do rio leva ponte e isola até mil pessoas após chuva forte em Ubatuba, SP
João Mota/TV Vanguarda
De acordo com a Prefeitura de Ubatuba, de 800 a mil pessoas moram no bairro, que agora não tem outro acesso para o Centro do município e para as rodovias que cortam a região. Assim, muitos moradores não conseguem sair da comunidade.
Segundo a apuração da Rede Vanguarda, há também casos de pessoas que saíram para trabalhar na quinta-feira e, quando voltaram, a ponte já havia sido levada.
LEIA TAMBÉM:
Chuva alaga casas e deixa moradores ilhados em Ubatuba
Moradores se arriscam ao atravessar rio com corda
Ubatuba decreta situação de emergência após chuvas fortes
Ao menos dois homens chegaram a se arriscar e atravessar o rio – que ainda está com nível considerado alto – apenas com a ajuda de uma corda – assista abaixo:
Moradores se arriscam ao atravessar rio após ponte ser levada por força da água em Ubatuba
Imagens feitas por Diego Oliveira mostram um homem com uma mochila se agarrando à corda para conseguir atravessar pela correnteza. Apesar do risco, ele consegue concluir o trajeto e chega ao lado da comunidade.
A prática não é recomendada pelas autoridades. Na manhã desta sexta (8), a Defesa Civil pediu aos moradores para que não façam a travessia improvisada.
“O que eu peço para vocês: soltar o cabo daí, para que não tenha esse cabo, ninguém se arrisque. Não se coloquem em risco. Teremos equipes dos bombeiros aqui para apoio emergencial”, disse aos moradores a major Michelle César, da Defesa Civil.
A comunidade conta com um mercado que está abastecido com mantimentos, como comida e água. Apesar disso, caso demore para um novo acesso ser construído, há possibilidade dos produtos acabarem.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Adicionar aos favoritos o Link permanente.