Espetáculo sobre Helena Blavatsky está em cartaz neste final de semana, em São José dos Campos. Exibição conta trajetória da escritora russa, que é cofundadora da Sociedade Teosófica. Mel Lisboa na peça Madame Blavatsky
João Caldas F
Neste final de semana, no Teatro Colinas em São José dos Campos, será apresentada a peça “Madame – Blavatsky – Amores Ocultos”, espetáculo que conta a história e trajetória da escritora russa Helena Blavatsky (1831-1891), cofundadora da Sociedade Teosófica.
O monólogo, interpretado pela atriz Mel Lisboa, mostra os pensamentos da Madame sobre questões humanas, da natureza, representações teatrais e simulando, textualmente, uma incorporação mediúnica.
O g1 conversou com a atriz por telefone, que contou sobre como surgiu o convite para atuar na peça e também como a obra tem impactado o público.
Segundo Mel, antes da pandemia, ela estava fazendo alguns espetáculos com seus amigos, mas queria algo novo. Ela contatou a amiga Cláudia Barral, que é dramaturga, e Barral lhe passou o texto da Madame Blavatsky.
“Eu conhecia a história da escritora Helena Blavatsky, pois a teosofia tem relação com astrologia e a minha mãe é astróloga, mas nunca tinha me aprofundado. Foi então que comecei a estudar mais e, após o texto chegar a mim, vi a quantidade de material interessante que teria em mãos”, recordou Mel.
“A peça brinca com a realidade, ficção, tem muita metalinguagem e causa confusão ao público, que é o objetivo do texto. Falando sobre a audiência, as pessoas têm recepcionado muito bem. Quem comparece, vai por já conhecer meu trabalho, fãs da Helena Blavatsky e até pessoas que não a conheciam. É uma apresentação muito tocante e para refletir, pois há muitas surpresas”, explica Mel Lisboa.
O enredo da peça começa quando o espírito de Blavatsky exige retornar ao teatro e, para isso, utiliza-se do corpo de uma atriz para contar a própria história, entre controversas e aventuras. Na obra, Helena é interrompida por espíritos que também querem se comunicar com o público para dar outras perspectivas.
Serviço
Espetáculo: “ Madame – Blavatsky – Amores Ocultos)
Dias: 10, 11 e 12 de janeiro – Sexta e sábado, às 20h e domingo, às 19h
Ingressos: R$120 (inteira) / R$60 (meia)
Mais informações podem ser obtidas no site
Mel Lisboa na peça Madame Blavatsky
Gatu Filmes
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina